Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

FMI adiantará recursos e Argentina deve cumprir programa financeiro

Presidente do país diz que a decisão visa a "eliminar qualquer incerteza que teria surgido em torno do agravamento do contexto internacional"

Por EFE, AFP
Atualizado em 29 ago 2018, 16h19 - Publicado em 29 ago 2018, 12h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente da Argentina, Mauricio Macri, anunciou nesta quarta-feira que chegou a um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para antecipar o crédito de 50 bilhões de dólares concedidos em junho para garantir o cumprimento do programa financeiro do próximo ano.

    Macri disse que a decisão visa a “eliminar qualquer incerteza que teria surgido em torno do agravamento do contexto internacional”, pois, “com o financiamento para 2019” será possível “fortalecer a confiança e retomar o caminho de crescimento o mais rápido possível”.

    A mensagem de Macri chega depois de o peso argentino sofrer forte desvalorização nas últimas semanas impulsionado por fatores externos, como a crise turca, e internos, como o caso de corrupção que afeta empresários e funcionários do governo anterior. Neste ano, a divisa argentina perdeu mais do 68% de seu valor ante o dólar.

    Em junho, a Argentina chegou a um acordo com o FMI para um auxílio financeiro de 50 bilhões de dólares em três anos, com o objetivo de apoiar sua frágil economia em meio a uma corrida cambial iniciada em abril e que, após uma breve pausa, ganhou novo impulso nos últimos dias.

    A volatilidade no mercado cambial provocou uma nova desvalorização do peso nesta terça-feira, a uma cotação de 32,07 pesos por dólar. Hoje, a moeda argentina era negociada a 32,15 pesos por dólar. Simultaneamente, a inflação do país acumula 19,6% até julho.

    (Com AFP e EFE)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.