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ENTREVISTA-Multiplus busca parceiros no setor de supermercados

Por Juliana Schincariol RIO DE JANEIRO, 10 Mai (Reuters) – A Multiplus, companhia que administra o programa de fidelidade da TAM, busca reduzir sua dependência da companhia áerea e segue em busca de novos parceiros, especialmente no setor de supermercados. O presidente-executivo da Multiplus, Eduardo Gouveia, disse em recente entrevista à Reuters que, no momento, […]

Por Da Redação
10 Maio 2012, 17h20
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  • Por Juliana Schincariol

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    RIO DE JANEIRO, 10 Mai (Reuters) – A Multiplus, companhia que administra o programa de fidelidade da TAM, busca reduzir sua dependência da companhia áerea e segue em busca de novos parceiros, especialmente no setor de supermercados.

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    O presidente-executivo da Multiplus, Eduardo Gouveia, disse em recente entrevista à Reuters que, no momento, a Multiplus busca um nome no setor de supermercados. Havia uma parceria com o Wal-Mart, mas que foi desfeita pela rede, após mudar sua estratégia no Brasil, em 2010. “Estamos buscando redes regionais de varejo para compor nosso portfólio”, afirmou o executivo.

    Entre os possíveis parceiros, Gouveia citou nomes como Zona Sul e Prezunic, no Rio de Janeiro, e St Marche, Mambo e Santa Luzia, em São Paulo. “Cada região ou Estado vai ter parceiro dominante, focado no consumidor perfil A-B”, afirmou.

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    A companhia procura, ainda, parceiros nas áreas de academia de ginástica, seguros, home centers -áreas que, segundo o presidente, deverão ser preenchidas até o final do ano. A intenção é que o número de parceiros se estabeleça entre 250 e 300 até 2013.

    A Multiplus iniciou suas operações em janeiro de 2010 como uma rede de coalizão criada a partir do programa TAM Fidelidade. Em fevereiro daquele ano, a companhia levantou quase 724 milhões de reais em uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).

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    Constituída como um negócio em uma entidade separada da TAM, a Multiplus passou a assumir a atividade operacional de acúmulo e resgate de pontos relativos à companhia aérea e a venda de pontos a parceiros comerciais.

    Assim, o resgate de passagens aéreas é o principal negócio da Multiplus. “Quer queira ou não, a passagem aérea é o bem mais aspiracional da empresa”, disse o executivo.

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    Segundo suas projeções, nos próximos três a cinco anos os resgates “não-aéreos” vão representar de 20 a 25 por cento dos pontos resgatados da companhia. No primeiro trimestre, a TAM respondeu 96 por cento do total.

    No final de março, o número de clientes registrados na Multiplus era de perto de 10 milhões de pessoas. Segundo Gouveia, poderão ser adicionados mais dois milhões em 2012.

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    LATAM

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    A Multiplus também aguarda a união definitiva de sua controladora TAM e da chilena LAN, que vai dar origem à maior companhia aérea da América Latina, a Latam.

    Segundo o executivo, pode ocorrer desde uma parceria da Multiplus com o programa de fidelidade da LAN a uma integração total das operações, fazendo com que a empresa de fidelidade opere em toda a América do Sul.

    “Ainda não sentamos com o pessoal da LAN para discutir as estratégias e oportunidades. Isso deve ocorrer em junho, mas se ocorrer alguma decisão, é para o ano que vem”, disse Gouveia.

    A TAM e a LAN lançaram a oferta de troca de ações da empresa brasileira pela chilena nesta quinta-feira, após aval à operação dado por reguladores no Brasil e nos Estados Unidos.

    De acordo com Gouveia, que concedeu a entrevista antes do registro da oferta de permuta envolvendo ações de sua sócia majoritária, ter operações internacionais não estava entre as prioridades da Multiplus neste momento.

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    “No futuro poderia acontecer. Não era prioridade da gente (…) era, sim, implementar no Brasil, trazer mais participantes. Mas se tem uma oportunidade legal lá fora, talvez valha a pena olhar.”

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