Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Em meio a guerra comercial, Xi Jinping alerta para tempos ‘difíceis’

Presidente chinês destacou situação internacional 'cada vez mais complicada'. Governo de Pequim disse estar pronto para retomar negociações com os EUA

Por Por Redação
Atualizado em 30 jul 2020, 19h46 - Publicado em 22 Maio 2019, 11h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A China tem de se preparar para tempos difíceis, já que a situação internacional é cada vez mais complexa, disse o presidente chinês Xi Jinping em comentários divulgados pela imprensa estatal nesta quarta-feira, 22. A declaração vem no momento em que a China vive um aumento de tensão na guerra comercial com os Estados Unidos. No começo do mês, as duas potências  elevaram as tarifas comerciais sobre os produtos uma da outra, depois que as negociações para resolver a disputa foram interrompidas no começo de maio.

    “Nosso país ainda está em um período de importantes oportunidades estratégicas para o desenvolvimento, mas a situação internacional é cada vez mais complicada”, afirmou Jinping durante viagem para a província de Jiangxi, um dos berços da revolução comunista da China. “Devemos estar conscientes da natureza complexa e de longo prazo de vários fatores desfavoráveis em casa e no exterior, e nos preparar adequadamente para várias situações difíceis.”

    Apesar disso, o embaixador da China nos Estados Unidos, Cui Tiankai, afirmou que Pequim está pronta para retomar as negociações comerciais com Washington. A conversa mais recente entre representantes dos dois países ocorreu em 10 de maio, mesmo dia em que o presidente americano Donald Trump aumentou as tarifas sobre 200 bilhões de dólares (816 bilhões de reais) em produtos chineses e adotou medidas para taxar todas as importações remanescentes. Houve retaliação quatro dias depois por parte dos chineses.

    “A China permanece pronta para continuar as negociações com nossos colegas americanos para chegar a uma conclusão. Nossa porta ainda está aberta”, disse Tiankai.

    A disputa entre os dois países se intensificou ainda mais na semana passada, com Washington colocando a empresa chinesa de equipamentos de telecomunicações Huawei em uma lista negra de comércio. A medida, no entanto, foi suspensa por noventa dias.

    (Com Reuters)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.