Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

China pede ‘sinceridade’ aos EUA em negociações comerciais

Na quinta-feira, o presidente Donald Trump intensificou a disputa com um decreto para enfraquecer a gigante chinesa de tecnologia Huawei

Por Por Redação
Atualizado em 30 jul 2020, 19h47 - Publicado em 17 Maio 2019, 10h21

Autoridades chinesas informaram nesta sexta-feira, 17, que os Estados Unidos precisam mostrar sinceridade para manter negociações comerciais, depois que o presidente Donald Trump intensificou a disputa entre os países com um decreto que enfraquece a atuação do gigante chinês de tecnologia Huawei no país.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lu Kang, disse que a China sempre encorajou a solução das disputas com diálogo e consultas.

“Devido a certas atitudes dos EUA, acreditamos que precisa haver uma demonstração de sinceridade”, disse ele. “Os EUA deveriam observar os princípios de respeito mútuo, da igualdade e do benefício mútuo, e também têm que manter sua palavra”, acrescentou Kang, sem dar mais detalhes sobre o assunto.

A China ainda não afirmou se vai retaliar contra a última medida dos EUA na tensão comercial, embora a mídia estatal tenha adotado um tom cada vez mais estridente, com o Diário do Povo do Partido Comunista publicando comentários de primeira página que evocam o espírito patriótico de guerras passadas.

Continua após a publicidade

Na quarta-feira 15, Trump declarou “emergência nacional” para firmar um decreto que proíbe empresas americanas de usar equipamentos de telecomunicações estrangeiros que coloquem em risco a segurança nacional. A medida, que parece visar a China, atinge em particular a Huawei.

As duas maiores economias do mundo travam uma disputa comercial que levou à adoção de tarifas sobre mercadorias, ampliando temores sobre riscos ao crescimento global e afetando os mercados financeiros.

(Com Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.