Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Como o fim da neutralidade da rede pode mudar a internet

A agência que regula telecomunicações nos Estados Unidos decidiu hoje acabar com o princípio da neutralidade na internet

Por Da redação
14 dez 2017, 20h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A agência que regula telecomunicações nos Estados Unidos decidiu hoje acabar com o princípio da neutralidade na internet. Isso significa que os provedores de acesso não estão mais obrigados a garantirem acesso igualitário aos usuários a todo o conteúdo oferecido online de maneira legal.

    A neutralidade impedia que os provedores de dar prioridade ou de excluir determinados produtos de seus serviços ou de cobrar preços diferenciados de acordo com a velocidade de acesso.

    Mas como isso afeta a vida das pessoas na prática? Ademir Antonio Pereira Junior, especialista em Direito e Internet, diz que o fim da neutralidade da rede abre espaço para as operadoras de TV a cabo e empresas de telefonia de bloquear o acesso a determinados aplicativos. Exemplo: operadora poderá vende pacotes de dados que não dão direito à utilização do WhatsApp, por exemplo.

    Outra possibilidade, segundo ele, é o de a operadora reduzir a velocidade do tráfego para determinados conteúdos. Isso obrigaria a fornecedora do conteúdo a pagar para a operadora aumentar a velocidade do tráfego.

    Pereira Júnior disse que uma operadora de telefonia chegou a vender na Colômbia planos em 2014 que davam acesso apenas a redes sociais ou redes sociais mais e-mail. “O cliente não tem acesso a toda à internet, não pode navegar livremente.”

    Segundo ele, o Brasil tem uma boa lei – o Marco Civil da Internet – e um decreto presidencial, mas ainda está definindo como aplicar isso na prática. “Essa mudança de tendência nos EUA pode mudar o modo como o Brasil faz a sua regulação, pode influenciar o que a Anatel vai fazer em termos de análise e regulação, pode mudar a aplicação na prática por tribunais e pode mudar o modo como as empresas enxergam, trazendo as práticas de fora para cá.”

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.