Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Com receita de R$ 23,9 bi, setor de apostas online gasta R$ 9 bi com marketing

Um terço dos gastos anuais das plataformas de apostas online com marketing é destinado apenas para os patrocínios de futebol

Por Leticia Yamakami 16 ago 2024, 17h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • APOSTAS ESPORTIVAS
    Grandes emissoras de televisão, como a Globo, também contam com projetos de casas de apostas (Reprodução/Reprodução)

    Um estudo do Itaú Unibanco S.A., divulgado nesta semana, apontou que o setor de apostas e jogos de azar tem receita líquida de 23,9 bilhões reais e gasta quase 9 bilhões de reais em marketing.

    Publicidade

    Ao identificar o quanto essas empresas gastam com divulgações e que fração esse custo representa de suas receitas totais, os economistas Luiz Cherman e Pedro Duarte, do Departamento de Pesquisa Macroeconômica do banco,  chegaram a uma estimativa da receita total do setor. O relatório leva o nome de ‘Apostas on-line: estimativas de tamanho e impacto no consumo’.

    Publicidade

    De acordo com os dados, estima-se que o gasto total do setor com marketing varie entre 5,8 e 8,8 bilhões de reais, sendo que 3,5 bilhões de reais envolvem patrocínios dentro do futebol, sejam eles por meio dos clubes, competições e transmissões de televisão. Com base em demonstrativos financeiros de empresas internacionais de capital aberto durante o período entre 2021 e o primeiro trimestre de 2024, as empresas que operam no Brasil gastam entre 45% e 75% de suas receitas em divulgações.

    No Reino Unido, por exemplo, mercado mais antigo neste segmento, com regulamentação das apostas em 2005, o gasto com marketing tem se situado em torno de 20% da receita bruta. Nos Estados Unidos, onde o mercado de apostas ainda está em fase de expansão (desde 2018 já foi regulamentado pela maioria dos estados), as empresas ainda gastam mais com a área, próximo a 30% de suas receitas. 

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Já o mercado brasileiro é ainda mais recente do que o norte-americano, pois a lei de regulamentação nacional foi aprovada apenas em dezembro de 2023. No entanto, o estudo acredita que uma boa aproximação é de que as empresas instaladas no Brasil gastem o que as norte-americanas gastavam alguns anos atrás – em 2021, por exemplo, quando os gastos em marketing nos EUA variavam de 48% a 75% das receitas.

    Kelvin Pereira, diretor da BETesporte, plataforma on-line de apostas esportivas, diz que empresa está envolvida diretamente com a paixão do brasileiro, que é o futebol. “Apoiamos diversos clubes, entre eles os principais do Centro-Oeste, como Goiás e Vila Nova, promovendo ações que mexem com suas enormes torcidas. Além dessa aproximação, oferecemos ótimas condições todos os dias em nossas plataformas e buscamos um jogo seguro e responsável”.

    Publicidade

    Leandro Figueiredo, head de patrocínios da EstrelaBet, empresa que patrocina clubes como Internacional, Criciúma, América-MG, Ponte Preta, Botafogo-SP e CRB diz que o alcance de comunicação do futebol no país motiva o investimento. “É algo que não reverbera apenas nos 90 minutos de jogo, mas que extrapola as quatro linhas e nos permite participar de momentos históricos, decisivos e emocionantes com a nossa marca. Isso é entretenimento”, diz.  Estar junto a uma plataforma como o esporte, principalmente o futebol, também é fundamental para posicionamento da marca do ponto de vista de lembrança e de reputação, segundo ele. “Procuramos sempre firmar acordos com clubes que possuem um processo de governança muito claro, avaliamos o processo de gestão”, diz Figueiredo.

    Continua após a publicidade

    Setor atrai atenção de grandes grupos

    Publicidade

    O crescimento exponencial das plataformas de apostas online no país, está incentivando a entrada de grandes grupos no segmento. Nesta semana,  a Globo e a MGM Resorts International anunciaram, um acordo de criação de uma joint-venture, para o lançamento da casa de apostas BetMGM a partir de 2025, quando a regulamentação entrará definitivamente em vigor no Brasil.

    Um dos trechos do comunicado diz que a nova plataforma será “responsável e de primeira classe para um dos mercados regulamentados mais novos e de crescimento mais rápido do mundo”. Essa é a primeira vez que um grupo de comunicação do Brasil terá participação ativa em uma empresa do segmento.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    O prazo para se obter as licenças às empresas que desejam operar no Brasil se encerra no dia 20 de agosto. Até o momento, o Sistema Geral de Apostas da Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda já recebeu 18 solicitações oriundas de plataformas de apostas esportivas e jogos online. A partir de janeiro de 2025 somente as companhias que estiverem regularizadas poderão atuar no país.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.