Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Coca-Cola BR: sustentabilidade não é uma área, e sim, um valor

No fórum A Revolução do Novo, Flavia Neves, executiva da empresa, falou sobre a importância de fortalecer esse pilar durante a crise

Por Amanda Maia, Abril Branded Content
Atualizado em 29 dez 2017, 10h56 - Publicado em 23 mar 2017, 13h04
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em tempos turbulentos na economia, na política e na ética, as companhias não têm opção a não ser mudar. A conclusão é de Flavia Neves, gerente de sustentabilidade de Coca-Cola Brasil, que participou do debate A Era da Sustentabilidade no fórum A Revolução do Novo – realizado por Veja e Exame em parceria com Coca-Cola Brasil no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo.

    Publicidade

    ASSISTA: Flavia Neves fala sobre os desafios das empresas quando o assunto é sustentabilidade

    Publicidade

    Ao lado de Guilherme Leal, co-presidente do conselho de administração da Natura, e de Roberto Waack, presidente da Fundação Renova, que atua na recuperação ambiental da região de Mariana, em Minas Gerais, entre outros pontos, a executiva falou sobre os desafios da Coca-Cola Brasil para manter uma agenda sustentável com ações inovadoras. “É fundamental questionar modelos passados. Em 2009, pela primeira vez discutimos na empresa se era possível conciliar lucros e sustentabilidade”, lembrou.

    Segundo ela, não só é possível, como é essencial e estratégico. “A crise vai embora, mas os valores não”, disse Neves. “Quando passamos a nos aproximar das comunidades, descobrimos o quão distantes estávamos delas. Ao ouvir de nossos consumidores que eles têm “sedes” que vão além dos nossos produtos, entendemos que para ter relevância de marca precisaríamos ter impacto positivo na sociedade. Foi a partir daí que desenvolvemos o coletivo: a plataforma de valor compartilhado da Coca-Cola Brasil”, complementou.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Em seguida, Neves destacou em especial o projeto de Coca-Cola Brasil em parceria com a startup Agrosmart, especializada em tecnologia para mensurar a umidade no campo, que ajudou a devolver a produção de frutas, para a marca Del Valle, no Espírito Santo, região que sofre de grande estresse hídrico e muitas cooperativas parceiras enfrentavam problemas (veja mais aqui).

    Outra novidade foi o lançamento esta semana de um grande programa que vai estimular iniciativas inovadoras para o acesso à água. O projeto, realizado em parceria com o Banco do Nordeste (BNB), prevê a formação de uma aliança com ONGs, empresas e instituições privadas e públicas e vai investir R$ 20 milhões em soluções focadas em comunidades rurais e urbanas no Norte e Nordeste até 2020.“A Coca-Cola, que tem a água como base de todos os seus produtos, não pode ignorar que existem no Brasil 12 milhões de pessoas que não têm acesso à agua”, afirmou Flavia Neves.

    Publicidade

    Ao final do debate, Guilherme Leal, de Natura, ressaltou a importância das empresas saírem da zona de conforto “Existe muita oportunidade para a inovação e quem não embarcar nessa vai desaparecer”.

    O Fórum A Revolução do Novo, que teve sua primeira edição em janeiro deste ano, ainda promoverá o terceiro e último encontro no mês de abril, cujo tema será A Transformação do Mundo.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

     

    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.