O novo presidente da JBS, José Batista Sobrinho, conhecido no mercado pelo apelido de Zé Mineiro, anunciou hoje ao mercado suas primeiras medidas no cargo. Ele foi nomeado para o lugar do filho Wesley Batista em reunião extraordinária do conselho de administração realizada na noite de sábado.
Entre as primeiras medidas anunciadas pelo empresário está a criação do cargo de COO (Chief Operating Officer) Global, que será ocupado por Gilberto Tomazoni. Presidente do conselho de administração da Pilgrim’s Pride Corporation, Tomazoni está na empresa desde 2013, tendo ocupado as posições de presidente da divisão de aves, presidente da Seara e presidente global de operações.
A decisão foi anunciada após as ações da JBS fecharem o dia com uma desvalorização de quase 4%, cotadas a 8,50 reais. Com isso, a companhia encerrou a terça com um valor de mercado de 23,194 bilhões de reais, uma queda de 955 milhões de reais em relação ao pregão de sexta-feira.
Outra mudança foi a nomeação de Wesley Batista Filho, filho de Wesley, para presidente das operações da JBS na América do Sul. Wesley está preso desde a semana passada sob suspeita de ter se beneficiado de informações privilegiadas para lucrar no mercado financeiro.
O neto era presidente da divisão de carne bovina da JBS USA após ter ocupado cargos de liderança na JBS em cinco países desde 2010.
Na nota, a empresa informa que José Batista Sobrinho manteve o executivo André Nogueira como presidente da JBS USA, função que já ocupa desde 2012.
“A criação do cargo de COO e a nova estrutura de gestão possibilitará a entrega de resultados cada vez mais robustos”, afirma José Batista Sobrinho em nota ao mercado. “São executivos experientes, com todas as qualificações necessárias para manter a JBS no seu caminho de sucesso. ”