Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Carne Fraca: governo determina recall de carne de 3 frigoríficos

Empresas Souza Ramos, Transmeat e Peccin são investigadas pela operação deflagrada pela Polícia Federal

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 18h19 - Publicado em 24 mar 2017, 15h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) determinou que os frigoríficos Souza Ramos, Transmeat e Peccin iniciem no prazo de cinco dias um recall de todas as carnes vendidas no mercado interno. Os três frigoríficos são investigados pela Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, que apura um esquema de corrupção envolvendo fiscais e empresários.

    Publicidade

    “Todos os produtos com origem naqueles estabelecimentos [Souza Ramos, Transmeat e Peccin] devem ser recolhidos, com o devido reembolso ao consumidor, daquilo que for por ele restituído aos pontos de venda”, diz a Senacon.

    Publicidade

    Auditoria do Ministério da Agricultura constatou, segundo a Senacon, que o frigorífico Souza Ramos, em Colombo (PR), “não detém controle dos processos relacionados a formulação e rastreabilidade de seus produtos não garantindo a inocuidade dos produtos elaborados, fato que levou a interdição da mesma”.

    Continua após a publicidade

    Em relação à Transmeat, em Balsa Nova (PR), o ministério informou à Senacon que “o estabelecimento não detém controle dos processos relacionados à rastreabilidade dos produtos”.

    Publicidade

    Sobre a Peccin, em Curitiba (PR), o ministério informou para a Senacon que há a “suspeita de risco à saúde pública ou adulteração”.

    Procurado, o representante da Souza Ramos e Transmeat informou que ainda não tinha sido notificado e precisava se informar para emitir um posicionamento. O representante da Peccin não foi localizado.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    “Temos nos manifestado, desde o primeiro momento, que o consumidor que tiver adquirido carnes produzidas ou comercializadas pelas empresas investigadas deve procurar os canais da própria empresa para obter informação clara e precisa sobre a qualidade e a segurança desses produtos e, caso não consiga atendimento adequado ou permaneça com dúvidas, o consumidor deve procurar o órgão de defesa do consumidor mais próximo para orientação sobre como proceder ou para realizar sua denúncia ou reclamação”, diz a Senacon.

    Cuidados

    A secretaria também faz algumas recomendações em relação ao consumo de carne:

    Publicidade

    – Quanto às aves cruas, manter congeladas ou refrigeradas e separadas dos outros alimentos. Cozinhar, assar ou fritar completamente antes do consumo;

    Continua após a publicidade

    – Quanto às carnes bovina e suína, o consumidor deve optar por aquelas que possuam selos de qualidade. Além disso, deve ficar atento aos aspectos da carne, especialmente  a cor e o odor. Se a carne estiver com aspecto mais escuro ou esverdeado, o consumo deve ser evitado.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.