Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Facebook vai perder 2 milhões de jovens neste ano, diz estudo

Número de usuários de até 24 anos terá redução mais rápida do que o previsto anteriormente, e redes sociais como Instagram e Snapchat devem se beneficiar

Por Da redação
Atualizado em 14 fev 2018, 10h36 - Publicado em 14 fev 2018, 09h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • As perdas de usuários jovens no Facebook serão mais rápidas que o previsto anteriormente, e a rede social deve encerrar 2018 com 2 milhões a menos de participantes neste grupo. Os dados são de estudo da consultoria eMarketer divulgado nesta semana, e levam em conta o público dos Estados Unidos. A empresa estima que o declínio vai beneficiar aplicativos como Snapchat e Instagram.

    A conta da consultoria considera usuários com até 24 anos. Um dos motivos para a queda é a menor atratividade para jovens por causa da presença de pais e avós, segundo a analista-chefe da eMarketer, Debra Aho Williamson. 

    Uma indicação do declínio da rede social entre os mais jovens é que, pela primeira vez, o número de americanos entre 12 e 17 anos que acessa o Facebook ao menos uma vez por mês ficará abaixo da metade, segundo a pesquisa.

    A estimativa da empresa é de que o Facebook cresça menos de 1% em número de usuários neste ano, chegando a 169,5 milhões nos Estados Unidos. Mas o aumento virá dentre usuários mais velhos. O número de pessoas com menos de 11 anos cairá 9,3%. A faixa entre 12 anos e 17 anos terá perdas de 5,6% e, entre 18 anos e 24 anos, de 5,8%. “Esta é a primeira vez que prevemos declínio no número de usuários do Facebook nos Estados Unidos nesses grupos etários”, diz a consultoria.

    O estudo prevê que o Snapchat será a rede social com maior acréscimo no grupo de até 24 anos de idade, com 1,9 milhões a mais no ano. O aplicativo deve encerrar 2018 com 86,5 milhões de usuários, uma alta de 9,3%. Já o Instagram, pertencente ao Facebook, ganhará 1,6 milhões de usuários jovens, com crescimento de 13,1%, a 104,7 milhões.

    Continua após a publicidade

    “O Snapchat poderia eventualmente experimentar mais crescimento em grupos com idade mais elevada, já que está redesenhando sua plataforma para ser mais fácil de usar. A pergunta é se os usuários mais jovens ainda vão achar o Snapchat legal se mais pais e avós estiverem nele. Este é o dilema do Facebook”. disse Debra, em nota sobre a pesquisa.

    Procurado por VEJA, o Facebook não se manifestou até o momento sobre o estudo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.