Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Sam Elliot critica ‘alusões à homossexualidade’ em ‘Ataque dos Cães’

O ator da série '1883' questionou ainda as habilidades da cineasta Jane Campion, diretora responsável pelo longa que lidera em indicações ao Oscar esse ano

Por Marcelo Canquerino 2 mar 2022, 18h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • .
    Sam Elliot durante premiere de '1883', série derivada de 'Yellowstone'. (Greg Doherty/Getty Images)

    O ator Sam Elliot, 77 anos, perdeu uma boa chance de ficar calado. O ator, que tem no currículos alguns faroestes, entre eles a série 1883, teceu críticas ferrenhas a Ataque dos Cães, produção da Netflix que lidera as indicações ao Oscar 2022. Durante entrevista ao podcast WTF, de Marc Maron, Elliot chamou o filme de “pedaço de m*rda” e expôs seu incômodo com o fato da história fazer “alusões à homossexualidade”, tema central não só do filme mas também do livro homônimo que o inspirou, escrito por Thomas Savage em 1967.

    Publicidade

    De acordo com o ator, Ataque dos Cães desconstrói negativamente o arquétipo dos faroestes clássicos,  principalmente da figura dos caubóis. Ambientando na Montana de 1925, o drama, protagonizado por Benedict Cumberbatch, acompanha um fazendeiro sádico que torna a vida da esposa do irmão, vivida por Kirsten Dunst, e do filho da moça, um inferno. O personagem de Cumberbatch esconde sua homossexualidade.

    Publicidade

    Durante a entrevista, Elliot comparou os caubóis a dançarinos de striptease e disse ter ficado incomodado com a falta de cenas de Cumberbatch cavalgando. “Usam gravatas-borboleta e não muito mais”, falou durante a entrevista. “É assim que esses malditos caubóis do filme parecem. Eles estão correndo em calças e sem camisa. Há todas essas alusões à homossexualidade ao longo do filme. Onde está o faroeste nesse faroeste?”

    Continua após a publicidade

    A neozelandesa Jane Campion, que dirigiu o filme, também não escapou das críticas. Apesar de ter elogiado o brilhantismo de Campion em trabalhos anteriores, Elliot questionou o conhecimento dela sobre o Velho Oeste americano. “Por que diabos ela rodou o filme na Nova Zelândia e chamou de Montana, dizendo: ‘é assim que era’?”. Ele ainda destilou mais preconceito, chamando a diretora de “aquela mulher que veio lá de baixo”, em alusão à Nova Zelândia.

    Ataque dos Cães concorre a 12 estatuetas no Oscar deste ano, incluindo de melhor filme e melhor direção. O longa está disponível na Netflix.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.