Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Reino Unido proíbe exportação de obra criada por Dalí e Edward James

Em março, o Executivo britânico também proibiu a exportação, até 21 de junho, de um Telefone Lagosta, criado por Dalí e Edward em 1936

Por agência EFE
Atualizado em 1 jun 2018, 13h33 - Publicado em 1 jun 2018, 13h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Pair of Champagne Standard Lamps criada por Salvador Dalí e Edward James (//Reprodução)

    O Ministério da Cultura britânico proibiu nesta sexta-feira a exportação da obra A Pair of Champagne Standard Lamps, par de peças criadas pelo espanhol Salvador Dalí em parceria com o escocês Edward James, para dar uma “oportunidade de que permaneçam no Reino Unido”.

    A dupla de abajures “corre o risco de ser exportado do país” se não tiver um comprador disposto a desembolsar 440 000 libras (585.300 dólares ou cerca de 2,2 milhões de reais pelo câmbio atual), anunciou o ministério em comunicado.

    Trata-se de uma parceria entre dois dos artistas “mais influentes do século XX” e, segundo o Ministério britânico, o par “possivelmente é um dos exemplos mais originais e importantes de iluminação moderna desenhada no Reino Unido”.

    Ambos foram construídos entre 1902 e 1903 para os pais de James Edward, mecenas de Dalí e um entusiasta promotor do movimento surrealista. O responsável do departamento de Cultura, Michael Ellis, garantiu que “o par foi criado no Reino Unido por Dalí, um dos grandes pioneiros artísticos do século XX, e é importante que permaneça guardado no país”.

    Continua após a publicidade

    Além disso, o político se mostrou “encantado” após aquisição do museu Victoria&Albert em maio deste ano o sofá Mae West Lips — obra também de Dalí e Edward — e acredita que será possível encontrar compradores para que os abajures “também possam ficar no país”.

    A proibição de exportação foi feita seguindo as recomendações do Comitê de Revisão para a Exportação de Obras de Arte e outros Objetos Culturais (RCEWA), que declarou que a obra “tem uma estreita relação com a história nacional”.

    O veto estará vigente até dia 31 de agosto e poderá se alongar até o dia 30 de novembro “se existir uma intenção séria de arrecadar fundos para adquirir a peça” por parte de algum comprador no país, informou o governo.

    Em março, o Executivo britânico também proibiu a exportação, até 21 de junho, de um Telefone Lagosta, criado por Dalí e Edward em 1936, e colocado à venda por 853.047 libras (1,1 milhão de dólares).

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.