Pela primeira vez desde 2002, os americanos gastaram mais nos cinemas do que com a compra de DVDs ou discos de Blu-ray. Os dados de 2009 foram divulgados pelo Adams Media Research, instituto especilizado na indústria cinematográfica.
De acordo com o levantamento, no total, a receita das bilheteria do cinemas somou 9,87 bilhões de dólares, 10% mais que no ano passado. Já as vendas de DVDs e Blu-ray totalizaram 8,73 bilhões de dólares, queda de 13% em relação a 2008. Os responsáveis pela medição alertam que os resultados são preliminares, já que os números de dezembro ainda não foram computados.
Segundo especialistas, a queda do mercado de DVD se deve a uma diversificação no mercado de filmes. Hoje, opções como o pay per view das TVs a cabo e empresas que oferecem locações baratas – que podem chegar a custar 1 dólar por dia – têm seduzido os consumidores. Além disso, os discos Blu-ray ainda são pouco conhecidos do público e representam uma fatia muito pequena das vendas.
Com essas mudanças, os estúdios precisaram rever suas estratégias de venda, que se baseam na renda obtida com a venda do DVD para ajudar no custeio das produções. Hollywood já começou a mudar sua abordagem: agora, oferece novas alternativas para que o espectador assista aos filmes em casa, baixando a produção diretamente da internet. No entanto, a velocidade com que os consumidores aderem às novidades não tem compensado a queda nas vendas de DVD.