Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Quadro destruído por Banksy pode ter dobrado de valor, dizem especialistas

'Menina com Balão' foi triturado logo após ser arrematado por mais de 5 milhões de reais em leilão

Por Estadão Conteúdo Atualizado em 11 out 2018, 22h03 - Publicado em 11 out 2018, 20h19

Quando o artista britânico Banksy destruiu dramaticamente um de seus trabalhos durante leilão na semana passada, ele provavelmente multiplicou o seu valor, dizem especialistas. Alguns deles apontam que, depois da intervenção, o quadro pode valer o dobro do original.

Menina com Balão foi vendido na última sexta-feira por 1 milhão de libras (aproximadamente 5,2 milhões de reais), na casa de leilões Sotheby’s, e imediatamente triturado. Para Thierry Ehrmann, presidente da Artprice, especializada em cotações do mercado da arte, o preço atual da obra está provavelmente acima dos 2 milhões de euros.

“Essa é uma performance inspirada nos ‘ready-made’ de Marcel Duchamp”, diz Ehrmann, referindo-se ao conceito criado pelo artista francês em 1915, quando expôs como arte uma série de objetos comuns ligeiramente modificados. “Banksy nos lembra que, mesmo dentro de uma prestigiosa casa de leilões, sua arte é efêmera.”

O jornalista francês Mikaël Faujour, da revista Artension, diz que o artista errou ao pensar que destruindo o seu trabalho estaria prejudicando os “capitalistas” que o adquiriram. “Os restos dessa destruição se preenchem com novo significado, novo valor, que aumentam seu valor financeiro”, disse.

“Banksy não quis destruir sua obra completamente”, disse Arnaud Oliveux, especialista da casa de leilões parisiense Arcurial. “Fazendo isso, seu trabalho se tornou algo mais, algo icônico, graças também ao burburinho nas redes sociais.”

Ninguém sabe ainda como o misterioso artista conseguiu ativar o mecanismo escondido na moldura do quadro. Para o especialista Harry Bellet, do jornal Le Monde, provavelmente havia pessoas trabalhando com Banksy na sala do leilão. Outros dizem que o próprio Banksy poderia ter sido o vendedor ou comprador.

Não é a primeira vez que Banksy prepara um protesto contra o mercado da arte. Em uma ocasião, sem fazer qualquer anúncio, ele vendeu vários de seus quadros originais no Central Park por preços baixíssimos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.