Os preços salgados da Comic Con Experience (CCXP), encerrada neste domingo, 9, ganham um novo sentido quando o assunto é o mercado de objetos de luxo e de arte que algumas marcas oferecem na feira. Caso da Iron Studios, empresa especializada em colecionáveis raros, que mexe com os desejos dos visitantes — mas poucos conseguem sair do estande com uma sacolinha de compras. Era possível encontrar na loja estátuas de personagens e telas em canvas (técnica de impressão) com valores entre 400 e 26.000 reais. “Estes produtos atraem investidores, que entendem que a arte se valoriza com o tempo”, explica Eder Pegoraro, editor de e-commerce da empresa e curador da exposição.
O item mais caro na loja, o de 26.000 reais, era um quadro assinado pelo artista plástico Alex Ross que mostra os heróis Pantera Negra, Gavião Arqueiro, Capitão América, Thor, Elektra e Visão — uma das três cópias da obra original existentes no mundo (foto acima). “Os quadros a óleo de Ross não são vendidos. Ele autoriza um número limitado de cópias em canvas e enumera todas, o que as torna muito disputadas”, explica Pegoraro. No canto inferior direito, a cereja do bolo: um autógrafo de Stan Lee, o “pai” de boa parte dos heróis da Marvel, morto em novembro.
O quadro de Ross foi vendido a um colecionador do interior de São Paulo, que tem em casa uma estátua em tamanho real do Exterminador do Futuro e desembolsou cerca de 40.000 reais durante os quatro dias de evento — incluindo o ingresso especial de 8.000 reais que dá prioridade na compra dos colecionáveis exclusivos de cada edição da Comic Con. Neste ano foram Luke e Anakin Skywalker, de Star Wars, o Pantera Negra, o Motoqueiro Fantasma e o vilão Bane, de Batman. Cada um sai por cerca de 1.000 reais.
“Ficamos apreensivos porque o brasileiro não está acostumado com este mercado, mas a recepção foi muito boa” explica o CEO da Iron Studios, Renan Pizzii. Estima-se que tenham sido vendidas cerca de quarenta peças no estande.
O xodó da loja, entretanto, é uma bola de beisebol também assinada por Stan Lee, ilustrada a mão por artistas do Marvel Fine Arts — braço artístico de luxo do estúdio. A escolha dos mutantes para a decoração da bola tem motivo, segundo Pegoraro: os X-Men são os únicos personagens do Universo Marvel que jogam beisebol. Aos interessados, o item não foi vendido e em breve estará disponível para venda no portal da empresa. Vale um aviso: a bola sai por 25.000 reais.