Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Música lidera consumo de cultura on-line por brasileiros na pandemia

Pesquisa analisou os hábitos culturais no país durante o isolamento social

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 20 out 2020, 18h23 - Publicado em 20 out 2020, 14h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Levantamento feito em parceria pelo Itaú Cultural e o Datafolha revelou detalhes sobre os novos hábitos do consumo virtual de cultura dos brasileiros, peculiaridades provocadas pela pandemia e o isolamento social.

    Publicidade

    Segundo o estudo, a música disparou como a mais consumida de forma on-line: 84% dos entrevistados que acessam a internet escutam canções pela rede. Em segundo lugar, ficaram os filmes e séries, com 73%, seguido, em terceiro, por shows virtuais, assistidos por 60%. Na outra ponta, aparece a leitura de livros digitais (38%), jogos eletrônicos (34%), webinars (32%), atividades infantis (28%), podcasts (26%), espetáculos de teatro (21%) e visitas a museus e exposições (17%).

    Publicidade

    A pesquisa também revelou que as pessoas que já tinham hábitos parecidos de forma presencial, repetiram a experiência no mundo virtual. Caso de espectadores que assistiram a filmes on-line na quarentena, e foram ao cinema nos 12 meses anteriores à pesquisa, representando 87% dos entrevistados. Em contrapartida, a experiência de ir a um museu, por exemplo, se mostrou um hábito mais comum presencialmente do que no mundo virtual: 36% dos entrevistados foram à uma exposição antes da pesquisa contra os 17% que acessaram uma mostra de forma on-line.

    O resultado também apontou que o maior acesso à cultura foi um efeito positivo da quarentena. Entre os entrevistados, 67% percebeu uma melhora na democratização do acesso a conteúdos culturais, e 44% afirmou que o consumo de entretenimento de forma virtual na pandemia ajudou a melhorar sua qualidade de vida.

    Publicidade

    A pesquisa ouviu 1.521 pessoas, entre regiões metropolitanas e cidades do interior, com idade entre 16 e 65 anos, integrantes de todas as classes econômicas, entre os dias 5 e 14 de setembro de 2020.

    VEJA RECOMENDA | Conheça a lista dos livros mais vendidos da revista e nossas indicações especiais para você.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.