Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Morre Ray Harryhausen, 92, lenda dos efeitos especiais

Vencedor de um Oscar honorário em 1992, Harryhausen inspirou diretores como Steven Spielberg, James Cameron, Peter Jackson e George Lucas

Por Da Redação
7 Maio 2013, 17h46
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ray Harryhausen, uma lenda em Hollywood por seu pioneirismo na arte dos efeitos especiais, morreu nesta terça-feira em Londres aos 92 anos, informou sua família em comunicado. “O gênio de Harryhausen estava em conseguir dar vida a seus modelos de animação. Fossem dinossauros pré-históricos ou criaturas mitológicas, nas mãos de Ray eles deixavam de ser meras marionetes e se tornavam personagens tão importantes quanto os atores com que contracenavam e, em alguns casos, até mais importantes que eles”, diz o texto da família.

    Publicidade

    Vencedor de um Oscar honorário em 1992 e detentor de uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, Harryhausen influiu na carreira de diretores como Steven Spielberg, James Cameron, Peter Jackson e George Lucas, que se inspiraram em obras como O Monstro do Mar Revolto (1955), A Ilha Misteriosa (1961), Um Milhão de Anos Antes de Cristo (1966), Sinbad (1981) e Fúria de Titãs (1981). Mas talvez o trabalho mais lembrado de Harryhausen seja a animação dos sete esqueletos de Jasão e os Argonautas (1963), que consumiu três meses de filmagem.

    Publicidade

    Nascido em Los Angeles no dia 29 de junho de 1920, Harryhausen se apaixonou pelos efeitos especiais em 1933, ao ver o filme King Kong, a produção rodada em preto e branco por Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack, a cuja estreia assistiu quando Hollywood começava a despertar para a cor. O trabalho de Willis O’Brien, capaz de transformar um boneco simiesco de 45 centímetros em Kong, o gigantesco gorila que subiu no topo do Empire State, inspirou sua carrreira. “É a fantasia mais real já criada e que segue viva sete décadas mais tarde”, comentou Harryhausen em 2005.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Ao longo da carreira, Harryhausen produziu dezessete filmes, encarregou-se dos efeitos especiais de quinze e dirigiu nove curtas-metragens. Também trabalhou como ator em comédias como Um Tira da Pesada III (1994) e Os Espiões que Entraram numa Fria (1985).

    (Com agência EFE)

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.