O ator Max Von Sydow, conhecido por clássicos como O Exorcista (1973) e O Sétimo Selo (1957), morreu neste domingo, 8, aos 90 anos. A informação foi confirmada pela sua esposa, Catherine von Sydow.
“É com o coração partido e uma infinita tristeza que anunciamos a partida de Max”, disse a documentarista.
Batizado como Carl Adolf von Sydow, o ator nasceu em 1929 em Lund, na Suécia. Seu currículo é extenso: fez mais de cem filmes e séries de TV — entre eles 007 – Nunca Mais Outra Vez (1983), Hannah e Suas Irmãs (1986) e Ilha do Medo (2010).
Von Sydow despontou como um dos atores preferidos de Ingmar Bergman: ao todo foram onze longas ao lado do cineasta sueco. Eles se conheceram em 1955 e deram início à parceria no teatro, até pavimentarem, juntos, a carreira no cinema. Seu mais icônico papel sob a direção de Bergman foi em O Sétimo Selo, em que Sydow interpreta o cavaleiro Antonius, numa trama ambientada no fim da época das Cruzadas, enquanto a peste negra e a inquisição ceifam a vida de muitos europeus. Em um momento eternizado pelo cinema, Antonius joga uma partida de xadrez com a Morte (foto do topo), enquanto o personagem encara a própria finitude.
A longa carreira no cinema europeu o levou até Hollywood, onde fez o terror O Exorcista (1973), na pele do padre Merrin. Desde então, intercalou produções entre Estados Unidos e Europa. Em uma de suas últimas colaborações cinematográficas, Von Sydow participou do longa dramático Tão Forte, Tão Perto (2012), que lhe rendeu sua segunda indicação ao Oscar, como coadjuvante — antes havia concorrido como melhor ator pelo longa sueco Pelle, o Conquistador (1987). Em outros projetos recentes, fez uma ponta em Star Wars: O Despertar da Força (2015) e também deu vida ao feiticeiro Corvo de Três Olhos na série da HBO Game of Thrones (2016).