Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Mark Lanegan, um dos principais nomes do grunge, morre aos 57 anos

Ele ficou conhecido como líder da banda Screaming Trees e, anos depois, tocou com o Queens of the Stone Age

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 22 fev 2022, 17h59 - Publicado em 22 fev 2022, 17h48

Mark Lanegan, dono de uma voz grave e arranhada – e uma das lendas do grunge – morreu nesta terça-feira, 22, aos 57 anos, em Killarney, na Irlanda. A notícia foi divulgada pelo perfil oficial do músico no Twitter, que não informou a causa da morte. Recentemente, o cantor havia lançado um novo livro Devil in a Coma, em que relatava as sequelas que enfrentou após se contaminar com Covid, dizendo que chegou a ficar completamente surdo e entrar e sair do coma algumas vezes.

“Em uma manhã extremamente brilhante na Irlanda em março de 2021, Mark Lanegan acordou e foi até a cozinha para se servir uma xícara de café. Tendo ficado completamente surdo durante a doença que lentamente devorou ​​seu corpo doente, ele se viu chocado com costelas quebradas, incapaz de respirar. Seu corpo — carregado com uma dose gigantesca de COVID-19 — foi rapidamente levado para o Hospital Kerry com pouca esperança de sobrevivência”, diz um trecho do livro.

O cantor, que ficou conhecido como líder dos Screaming Trees, chegou a gravar também três álbuns como membro fixo do Queens of the Stone Age, e também fez uma inusitada parceria com Isobel Campbell, do grupo Belle & Sebastian. Nos últimos anos, ele seguia fazendo turnês solos.

Lanegan ganhou notoriedade no fim da década de 1980 e início de 1990 quando o grunge surgiu em Seattle, nos Estados Unidos, ao lado de grupos como Nirvana, Alice in Chains, Pearl Jam e Soundgarden. Naquela época, por exemplo, chegou a gravar com Kurt Cobain e Krist Novoselic numa banda chamada The Jury, que não durou mais do que duas sessões de gravações e rendeu apenas quatro músicas. Cinco anos depois, ele se juntou a Layne Staley, vocalista do Alice in Chains, e Mike McCready, guitarrista do Pearl Jam, para formar o grupo Mad Season.

Continua após a publicidade

Em 2015, Lanegan conversou com a reportagem de VEJA sobre a apresentação que fez em São Paulo. Na época, ele estava no Brasil para divulgar seu álbum solo Phanton Radio, lançado em 2014, e comentou sobre seu timbre vocal, afirmando que não fumava havia sete anos. “Sei que não parece que eu não fumo mais (risos). É assim que minha voz soa. Eu me sinto mais saudável, depois de fumar dois pacotes e meio de cigarros sem filtro ao dia por 26 anos. Não ter constantemente monóxido de carbono no meu corpo me ajuda bastante”, afirmou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.