Aproveitando a grande discussão sobre a acusação de assédio contra José Mayer feita por uma figurinista da Rede Globo, Luana Piovani publicou um vídeo em seu canal no Youtube, em que aproveitou para fazer um longo desabafo sobre assédio sexual, machismo e a agressão que sofreu do seu ex namorado Dado Dolabella. A atriz disse que logo que apanhou, ela continuou trabalhando em um programa de TV e sofreu consequências. “Eu estava em frangalhos. Sabe o que aconteceu? Tripudiaram sobre a minha dor”, desabafou.
“Teve uma produtora que teve a pachorra de falar que eu agredi ela. Isso porque eu era a vítima, eu era mulher agredida. Por conta de uma discussão, ela fez um circo em cima da minha vida, e todo mundo foi lá aplaudir. Sabe quem foi a única pessoa que me estendeu a mão? Irene Ravache”, completou. Luana aproveitou o caso para comentar como existem mulheres que também podem ser machistas. “Tem muita mulher que acha que assédio é brincadeira. Tinha gente que falava que eu tinha feito isso pra chamar a atenção”, disse.
Luana Piovani também falou especificamente sobre o caso da figurinista Susllem Tonani. “Não é o primeiro assédio e, com certeza, não será o último. O que acho genial é que ela rompeu o silêncio e falou sobre o caso”, destacou. “O que mais existe é assédio em ambiente de trabalho. O cara tem mais poder do que você e ele vai tirar proveito disso”, afirmou.
A atriz lembrou outros famosos envolvidos em denúncias de violência contra a mulher. “Garrincha enchia a Elza Soares de porrada e é lembrado como herói no Brasil. Kadu Moliterno, que já foi meu par romântico, bateu na esposa. Ela saiu na capa da revista Veja com a manchete:’Não foi a primeira vez’. Eu não soube de condenação, ele continua trabalhando, fazendo novelas, posando com as novas namoradas em revistas sensacionalistas”, criticou.
Luana ainda lamentou o fato de Dado Dolabella ter vencido A Fazenda, por votação popular, apenas seis meses depois de a atriz tê-lo denunciado por violência. “Imagina como eu me senti depois que o Dado ganhou dois milhões após ter enfiado a mão na minha cara. Nós escolhemos essas pessoas, nós escolhemos essa realidade. Por quê? Porque as pessoas se calam. Porque as pessoas não falam. Porque as pessoas falam e as outras fingem que não escutaram. A gente precisa quebrar o silêncio, falar, denunciar e sair do lugar de vítima. É preciso criar consciência sobre o assunto”, completou.
Confira o desabafo de Luana Piovani no vídeo abaixo (a atriz fala mais sobre assédio a partir dos 15 minutos):