Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Grammy 2019: Lady Gaga repete feito de Céline Dion com ‘Nasce uma Estrela’

Filme 'Pantera Negra' ainda quebrou jejum de 17 anos com indicação de trilha sonora a álbum do ano

Por Lucas Almeida Atualizado em 7 dez 2018, 17h16 - Publicado em 7 dez 2018, 15h51

Os filmes de Hollywood foram um dos destaques nas indicações para o Grammy de 2019, anunciadas nesta sexta-feira, 7. O musical Nasce uma Estrela, estrelado por Lady Gaga e Bradley Cooper, conseguiu repetir uma proeza conquistada pela última vez por Titanic, lá em 1999. A canção principal Shallow foi indicada a duas das principais categorias da premiação: gravação e música do ano, o mesmo que aconteceu com My Heart Will Go On, o clássico interpretado por Céline Dion.

As expectativas ficam altas com o anúncio. A canção de Titanic não só foi indicada nas categorias, mas levou as duas estatuetas do Grammy para casa. Shallow ainda concorre a melhor música pop de duo ou grupo e melhor música escrita para mídia visual. Considerando que a canção nem é tudo isso, é possível que a indicação tenha sido mais resultado do sucesso do filme do que da qualidade da música.

A canção é a única de Nasce uma Estrela que concorre à premiação neste ano. Isso porque foi lançada em 27 de novembro, oito dias antes do álbum completo – e o último dia para a inscrição para o Grammy foi 30 de novembro.

Por coincidência ou não, outro filme obteve a mesma conquista de Nasce uma Estrela. A música tema de Pantera Negra, All Stars (interpretada por Kendrick Lamar e SZA), também foi indicada a melhor gravação e música do ano. O herói da Marvel ainda conseguiu outro feito, que não acontecia há dezessete anos: a trilha sonora recebeu uma indicação a melhor álbum do ano. A última produção nomeada à categoria foi E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?, dos irmãos Cohen, que levou a estatueta em 2002.

Com músicas produzidas pelo rapper Kendrick Lamar, a trilha sonora de Pantera Negra conta com canções interpretas por nomes como The Weeknd, Khalid, Travis Scott e Jorja Smith — cantores negros que têm se destacado no cenário musical nos últimos anos. O longa recebeu um total de sete indicações ao Grammy e tornou Lamar o cantor que concorre em mais categorias em 2019 — ele ainda foi indicado a melhor performance de rap por King’s Dead. 

A trilha sonora de Nasce uma Estrela foi gravada junto com as cenas do filme — normalmente os atores de musicais apenas dublam as suas falas nas canções, já feitas em um estúdio. Para tal feito, a parceria do estúdio Warner Bros. e a gravadora Interscope foi uma vantagem. Quem comemora esse protagonismo dos filmes no Grammy é o grupo Universal Music, detentor da gravadora, que também foi responsável pela trilha sonora de Pantera Negra e possui contrato tanto com Gaga quanto com Lamar.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.