Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Fundação Nobel pode voltar a adiar entrega do prêmio de Literatura

Lars Heikensten, diretor executivo da Fundação Nobel, afirmou que o prêmio de literatura será entregue 'quando a Academia Sueca recuperar a confiança'

Por agência France-Presse Atualizado em 25 Maio 2018, 17h36 - Publicado em 25 Maio 2018, 16h30

A Fundação Nobel informou nesta sexta-feira que seu prêmio de Literatura 2018, cuja entrega foi adiada até 2019 devido a um escândalo sexual, poderá ser adiado novamente. Pela primeira vez em quase setenta anos, a Academia Sueca, que se encarrega de entregar a prestigiosa honraria, divulgou neste mês a informação de que o prêmio Nobel de Literatura de 2018 será anunciado junto com o de 2019, devido à crise que a instituição atravessa desde novembro.

O jornal sueco Dagens Nyheter publicou neste mês os depoimentos de dezoito mulheres que diziam ter sido violentadas, agredidas sexualmente ou assediadas por Jean-Claude Arnault, uma influente personalidade da cena cultural sueca. A notícia causou indignação em plena campanha mundial contra os abusos sexuais.

  • Lars Heikensten, diretor executivo da Fundação Nobel, assegurou nesta sexta-feira que seu prêmio de literatura será entregue “quando a Academia Sueca tiver recuperado a confiança”. “Isso significa que não há uma data estabelecida em 2019”, disse à rádio pública sueca.

     

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade