Burocrático, frio e apenas correto foram alguns adjetivos usados para definir o show de estréia da nova turnê de Eric Clapton no Brasil, realizado na última quinta-feira, em Porto Alegre. Porém, a primeira das duas apresentações do músico no Rio de Janeiro nada teve a ver com o gélido clima gaúcho. Em uma típica noite quente de primavera carioca, o músico incendiou o público presente neste domingo no HSBC Arena, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade.
A platéia de quase dez mil pessoas, que já estava aquecida com o ótimo show de abertura do guitarrista texano Gary Clark Junior, fez questão de levantar das cadeiras e, em sinal de reverência, receber de pé o “deus da guitarra”. Clapton, por sua vez, retribuiu fazendo o que sabe de melhor: solar a sua guitarra. Antes mesmo do tradicional boa noite, abriu a apresentação com ‘Going Down Slow’ e silenciou os espectadores que se deleitaram com a virtuose do músico.
Em seguida, a execução cheia de swing de ‘Key To The Highway’ ratificou o porquê daquele senhor branco, nascido na Inglaterra, ser tão respeitado pelos instrumentistas negros norte-americanos. Após finalmente cumprimentar os seus “súditos”, o ídolo continuou no ritmo do blues, tocando os clássicos ‘Hoochie Coochie Man’ e ‘Old Love’. O gênero musical mudou apenas na quinta música, quando o inglês executou o reggae ‘I Shot The Sheriff’, aditivado pelas belas vozes das vocalistas de apoio Michelle John e Sharon White e pelos solos de guitarra, que fizeram a canção durar quase dez minutos.
A essa altura o público começou a dançar e cantar junto com o artista. Contudo, com ‘Driftin Blues’o músico voltou para o estilo “bluseiro”. Sentado Clapton trocou a guitarra pelo violão, e por mais ou menos meia hora fez um show acústico. Ainda no banquinho e violão, ele tocou a música mais esperada da noite: ‘Layla’. O clássico de quase 41 anos (lançado em dezembro de 1970) foi revigorado e tocado com o arranjo de seu mais recente lançamento, o disco ‘Play The Blues’ (2010), gravado em parceria com o jazzista Wynton Marsalis.
De novo de pé, o artista esbanjou vitalidade em ótimos solos de guitarra na balada ‘Wonderful Tonight’ e nas roqueiras ‘Badge’, ‘Before You Accuse Me’, ‘Little Queen Of Spades’, e ‘Cocaine’, a qual fez o público, literalmente, invadir a frente do palco. Para o bis, Clapton trouxe apenas uma música. Coube à famosa ‘Crossroads’ encerrar a noite. Nesta segunda o cantor volta a se apresentar no HSBC Arena. Depois, Clapton segue para São Paulo, Buenos Aires e Santiago, onde encerra a turnê pela América Latina no dia 16.