DiCaprio, Gil e mais famosos pedem a Biden que recuse acordo com Bolsonaro
Em carta, celebridades do Brasil e Estados Unidos pedem que o presidente americano rejeite acordo ambiental com o governo brasileiro
Leonardo DiCaprio, Katy Perry, Joaquin Phoenix e Jane Fonda são algumas das celebridades americanas que reforçaram a carta-aberta também assinada por brasileiros, como Sonia Braga e Gilberto Gil, para que o presidente americano, Joe Biden, rejeite qualquer acordo ambiental com o presidente Jair Bolsonaro. No texto, as personalidades sugerem a Biden que dê preferência para ouvir os governos estaduais e municipais, assim como indígenas e ambientalistas, e não se comprometa com o governo federal, já que desde que Bolsonaro assumiu o poder, o desmatamento disparou na Amazônia.
“Compartilhamos suas preocupações de que ações urgentes devem ser tomadas para enfrentar as ameaças à Amazônia, ao nosso clima e aos direitos humanos, mas um acordo com o Bolsonaro não é a solução”, diz a carta, em uma referência ao engajamento de Biden com as questões climáticas. “A integridade deste ecossistema crítico está se aproximando de um ponto de não retorno devido às crescentes ameaças à floresta tropical e aos seus guardiões pelo governo Bolsonaro, incluindo desmatamento, incêndios e ataques aos direitos humanos.”
Desde fevereiro, os dois países conversam sobre uma possível aliança para interromper o desmatamento da floresta amazônica. Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, busca uma compensação financeira para o país, em troca de metas ambientais. Segundo ele, ao jornal O Estado de S. Paulo, com 1 bilhão de dólares vindo de países estrangeiros, seria possível reduzir a devastação da floresta em 40%.
A carta é a segunda assinada por celebridades, reforçando o posicionamento de ambientalistas e opositores do acordo de dentro da Casa Branca. A expectativa era que alguma solução fosse anunciada na cúpula do Dia da Terra, organizada pelo governo de Biden e marcada para os dias 22 e 23, quinta e sexta-feira — o que não deve ocorrer. Estão ainda entre os signatários da carta-aberta Mark Ruffalo, Sigourney Weaver, Orlando Bloom, Alec Baldwin, Roger Waters, Caetano Veloso, Fernando Meirelles, Walter Salles, Marisa Monte, Andrea Beltrão, entre outros.
Fala de Trump após redução de tarifas acende alerta para o governo Lula
Sport x Flamengo no Brasileirão: onde assistir, horário e escalações
Nos bastidores, futuro de Eduardo Bolsonaro já é dado como definido após julgamento no STF
Aliados de Bolsonaro se mobilizam contra prisão na Papuda e torcem por comoção popular
Santos x Palmeiras no Brasileirão: onde assistir, horário e escalações







