Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

‘BBB16’: Laércio e as consequências do ‘carma virtual’

Histórico negativo do brother nas redes sociais é prova de que as publicações na internet são como novos documentos de identidade

Por Heloísa Noronha 4 fev 2016, 12h44

“A vida on-line não pode ser separada da off-line. Hoje, percepções são criadas mais através da vida virtual do que fora dela”, diz consultor Paulo Crepaldi

A Globo bem que tentou amenizar a imagem ruim de Laércio, 53 anos, eliminado do BBB16 nesta terça-feira. A edição do programa, exibida no período da noite no canal aberto, privilegiou o curitibano, alvo de brigas com a concorrente Ana Paula – que o chamou de pedófilo. Fora da casa, nas redes sociais, a acusação era a mesma. Após sua eliminação na terça-feira, o rapaz foi convidado especial do matinal Mais Você, que defendeu o gosto do brother por “novinhas”. Porém, o que a Globo esqueceu é que a internet se mostrou, mais uma vez, uma forte ferramenta de composição do perfil de uma pessoa. Ou quase como um novo documento de identidade.

Apesar de ser alvo de tantas críticas, o designer de tatuagem continuava à frente da mineira nas enquetes sobre quem deveria permanecer ou não no programa, quadro que virou de forma estranha pouco antes do resultado do paredão desta terça-feira. O resultado pode ter sido influenciado pela página Um Perfil de Laércio, que no começo desta semana passou a reunir comentários, publicações e curtidas feitas pelo curitibano no Facebook, antes de o perfil ser apagado. Sua rede social continha comentários preconceituosos, curtidas em conteúdos pró-nazismo e a foto de uma adolescente seminua.

Segundo Paulo Crepaldi, fundador da consultoria ING Marketing & Training, Laércio está pagando uma espécie de “carma virtual”, que é quando o histórico na rede de alguém vem à tona e repercute de forma negativa na vida real. “A vida on-line não pode ser separada da off-line. Hoje, percepções são criadas mais através da vida virtual do que fora dela. Na internet você compartilha tudo e deixa claro para todos quais são suas preferências e opiniões”, diz o especialista.

Leia também:

No ‘Mais Você’, Globo ameniza imagem ruim de Laércio: ‘pedofilia não é crime’

‘BBB16’: Laércio vira alvo na internet e ganha site com acusações

‘BBB16’: Perfil de Laércio no Facebook é apagado

Apagar a conta em uma rede social apenas evita que maiores comentários e suposições sejam extraídas do que foi postado anteriormente, mas não apaga os rastros: compartilhamentos, páginas salvas, prints, etc. Na opinião de Paulo, a imagem de Laércio possui uma “mancha que ainda pode ser lavada”, porque as informações somente levaram a suposições que até o momento não foram comprovadas. “O pior inimigo dos argumentos são os fatos, portanto já que a exposição foi inevitável é hora de se preparar para deixar tudo claro, antes que se torne maior do que já está”, afirma o consultor.

Continua após a publicidade

Publicidade