Startup brasileira lança board game inédito de Senhor dos Anéis e planeja conquistar o mundo geek
Com miniaturas, expansões e campanha global de lançamento, 'Inimigos da Terra Média' transforma os filmes em jogo analógico de estratégia

Existem mais de 370 jogos de tabuleiro baseados em Senhor dos Aneis e o Hobbit, as clássicas obras de fantasia escritas por J.R.R. Tolkien, de acordo com a plataforma BoardGameGeek, a maior dedicada ao tema (considerando as expansões e edições especiais). Mas o primeiro baseado totalmente nas duas trilogias de filmes será produzido por uma empresa brasileira. Trata-se de Inimigos da Terra-Média, da D20 Culture, produtora especializada em conteúdo geek. Será também a primeira vez que uma marca nacional elabora um jogo original baseado em uma propriedade intelectual da Warner.
Criada em 2022, a D20 surgiu como uma produtora de conteúdo voltada para o público geek. “Mas tínhamos desde o início algumas visões de negócio, incluindo a criação de franquias próprias”, afirma Peterson Rodrigues, fundador e CEO da D20 Culture. Além do material que faz nas redes sociais e no YouTube, como transmissões de mesas de RPG, revistas sobre o jogo e curiosidades sobre o universo geek, a empresa passou a contar com uma editora, a Ponycorn. Com ela, a empresa publicou alguns jogos de tabuleiro, como um baseado na popular série infantil Castelo Rá-Tim-Bum e um RPG do anime Avatar Legends, além de uma criação autoral, Fuga do Sanatório Moreau. Com essa experiência, foi negociar com a Warner.
“Quando sentamos para conversar com a Warner, já tínhamos essa experiência de ter negociado com a TV Cultura e com a Paramount”, afirma Rodrigues. “Chegamos com uma estrutura empresarial, um plano de negócios exclusivo para esse jogo, além de distribuição, produção e marketing. Deixamos a Warner segura de que éramos os melhores parceiros”.
A estratégia central está no jogo de tabuleiro (ou “board game”, termo em inglês que também é usado entre os entusiastas da diversão analógica) que reproduz a jornada dos personagens centrais dos filmes até uma grande batalha com o Balrog de Moria. Os jogadores controlam os heróis Frodo, Aragorn, Legolas e Gimli e enfrentam diversos perigos durante as andanças pela Terra Média. O tabuleiro é modular e permite que cada partida seja diferente. À medida que avançam, coletam equipamentos, poderes e aliados, que no final do jogo serão usados da grande luta. Como em uma importante batalha com um chefe de videogame, é preciso estratégia. Além da mecânica original, o jogo contará com miniaturas dos herois e do Balrog, sendo esta última uma peça colecionável de mais de 20 centímetros de altura. “Dá para comprar, colocar na prateleira e mostrar aos amigos”, afirma Ricardo Wendel, diretor de operações e game designer.
A grande sacada da estratégia foi a previsão não apenas o jogo base, tendo o Balrog como principal inimigo, mas também expansões periódicas, com novos inimigos e mapas, que farão com que o jogo tenha vida longa. “Não é uma estratégia única. Seguimos os melhores do ramo e nos inspiramos em jogos de sucesso do mercado americano, que é muito maior do que o brasileiro”, diz Wendel.
O lançamento será feito em uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Catarse aberta nesta segunda-feira, 26. Os participantes podem escolher qual versão querem do jogo – a mais completa, com as miniaturas, ou uma mais simples, com “meeples” (peças de madeira ou plástico) no lugar dos herois. O preço será diferente para ambas. Os primeiros compradores pagarão R$ 999 na versão completa, ou R$ 499 na versão simples. Após três dias de campanha, os preços subirão para R$ 1299 e R$ 649, respectivamente. Como acontecem em campanhas do tipo, à medida que metas financeiras forem alcançadas novos elementos exclusivos serão adicionados ao jogo, como moedas de metal, em vez das comuns, de plástico, e outros elementos que aprimoram a experiência, como miniaturas já pintadas. A opção de usar a plataforma não foi feita para financiar o jogo, que seria publicado de qualquer maneira, mas para engajar o público. “É uma forma de fazer com que a comunidade participe”, afirma Rodrigues.
O lançamento no Brasil, no entanto, será apenas o primeiro passo. O plano da empresa é internacionalizar a produção e levar o game para os Estados Unidos – e o mundo. No segundo semestre, o jogo de tabuleiro será lançado na plataforma de financiamento coletivo Kickstarter, a maior do planeta. Com versão em inglês, a expectativa é alcançar um público global. E dependendo do sucesso da campanha, será possível até adiantar uma das expansões. Estão previstos, por exemplo, inimigos como o mago Saruman e a aranha Laracna, todos com miniaturas, para ampliar o jogo no futuro.
Para a D20 Culture, a chegada de “Inimigos da Terra Média” é uma forma de valorizar a produção brasileira de jogos de tabuleiro e o mercado nacional. “Queremos ser uma força catalisadora e mostrar o potencial do Brasil, diz Rodrigues. “Temos muito potencial, artistas incríveis e um público engajado. Queremos que surjam outros players e que eles também façam suas internacionalizações”, completa.