A carne é meme: campanha publicitária pega carona nas piadas
Com a alta do preço de bovinos, suínos e aviários, propaganda do McDonald's #PicanhaDasGaláxias viralizou. Robôs podem ter ajudado
A hashtag #PicanhaDasGaláxias, trocadilho infame com expressão de baixo calão, pode até não ter emplacado (ainda) nos assuntos mais comentados do Twitter, mas a triste realidade ajuda e o esforço é grande. A campanha publicitária do McDonald’s para lançar novo sanduíche, idealizada pela agência de publicidade DPZ&T, embarcou na insatisfação do brasileiro com os preços estratosféricos da proteína animal.
Os internautas sentiram a alta no bolso e seguiram desesperançados após Bolsonaro dizer que não vai interferir nos valores. O aumento da demanda por frango e carne suína impactou também o preços dessas opções alternativas. Usuários nas redes sociais, famosos ou anônimos, não tardaram a fazer graça com as reclamações:
Desafeto do governo, o agora tucano Alexandre Frota levou a piada também para a política:
Logo as publicações começaram a se confundir com a divulgação da rede de fast-food:
O povo não é bobo, contudo. Uma internauta logo percebeu que as informações estavam desencontradas e tuitou: “eu achando que a tag era sobre o valor absurdo do preço da carne. Aparentemente não era sobre isso”:
O preço também é das galáxias
Com grande investimento no Twitter, #PicanhaDasGaláxias entrou na lista de assuntos mais comentados por ser um post patrocinado (veja a imagem abaixo). Alguns tuítes usados para associar a hashtag à alta do preço da carne são de perfis com indícios de serem robôs. “Encrenqueiro de Direita” (@EncrenqueiroD), por exemplo, foi criado em neste mês e tem apenas três publicações, duas delas com a hashtag, segue 38 pessoas e é seguido por só uma. Já o perfil Helaine (@Helaine04990665 , 1 seguidor, seguindo 31) foi criado no mês passado.
O novo hambúrguer da linha Picanha das Galáxias, do McDonald’s, chega a custar R$ 39,90 (com acompanhamentos). Ou seja: além da piada, a empresa também pegou carona nos valores. E o preço da carne, ó…