Por que filmes de adrenalina são os mais procurados entre brasileiros
Pesquisa da Telecine buscou entender como as pessoas escolhem os conteúdos audiovisuais
Os três principais motivos que levam os brasileiros a escolherem filmes são: 1. o gênero (terror, comédia, romance etc); 2. o mood (a emoção que se sente no dia); e 3. o buzz (os fatos de o filme ser muito comentado, recomendações de amigos ou indicação nas redes sociais). Este ranking é fruto de um estudo da Telecine com parceria do Coletivo Tsuru, divulgado durante o II Encontro de Ideias Audiovisuais, que aconteceu no dia 27, em paralelo à 46ª Mostra de Cinema de São Paulo.
“Uma indicação de um amigo traz outras camadas de informação para além do gênero. Esse é o que chamamos de ‘spoiler emocional’, que é importante nesse sentido do controle das emoções. Um amigo vai te dizer se o filme vai te fazer chorar, rir, se emocionar. São mais informações do que só o gênero do filme entrega. O consumidor não quer spoiler da história; mas do que ela vai fazê-lo sentir, sim”, explica Maeda Camarcio, líder do Coletivo Tsuru.
O estudo traz um panorama de como os novos hábitos de consumo das pessoas são permeados pelas emoções na hora da escolha do título e do gênero de um conteúdo. De acordo com a pesquisa, pessoas de mood mais negativo (com “baixo astral”) buscam mais gêneros relax, medo e adrenalina da ficção e dos super-heróis, isto é, mais emoção. Já os telespectadores de mood mais positivo (com “alto astral”) buscam obras baseadas em filmes nacionais e a adrenalina dos filmes de aventura.
O tipo de conteúdo mais procurado – por três em cada quatro consumidores – contém gêneros ligados à adrenalina, que também são os mais ofertados nos últimos tempos. “Além disso, existe uma sede de fantasia, de ficção, porque a vida real já está muito dura”, explica Maeda.