Chefs renomados investem na cultura dos bares
Da alta gastronomia ao boteco, a coluna GENTE seleciona algumas novidades no Rio, Salvador e São Paulo

No verão, além das praias, outro local específico ganha um destaque extra na preferência dos brasileiros: os bares. São eles que abrigam rodas de amigos, encontros depois do escritório e uma atmosfera de “tudo bem passar um pouco de calor”. Investindo nos botecos, alguns nomes renomados da alta gastronomia se aventuram em pratos mais simples e não menos repletos de sabor. A coluna GENTE seleciona algumas novidades no Rio, Salvador e São Paulo.
O chef Elia Schramm coleciona histórias de sucesso, desde a abertura em 2021 da Babbo Osteria, restaurante italiano badalado em Ipanema, no Rio. Ele acaba de inaugurar seu mais novo empreendimento: o Jurubeba, aberto dia 6 de janeiro, um simpático e despretensioso bar no bairro de Botafogo. O nome é uma homenagem à planta nobre do Sertão, e também às raízes nordestinas do seu sócio e amigo, Flávio Gomes da Silva.
Quarta geração de uma das famílias mais conhecidas no mundo da gastronomia, Thomas Troisgros abre seu primeiro bar: Tijolada, em Ipanema. Com a proposta de seguir uma linha de botecos, o ambiente despojado conta apenas com mesas e cadeiras na área externa, à frente da “televisão de cachorro”, com frangos girando. No cardápio, empadas, croquetes, bolovos e outros quitutes tradicionais de botecagem estão por lá.
Eleito Chef do Ano pela Veja Rio Comer & Beber em 2023 e responsável pelos restaurantes Tiara e Itacoa, Rafa Gomes também está à frente do Tin Tin Botequim, um botequim de alma carioca no Leblon, no Rio. Localizado na tradicional Rua Dias Ferreira, foi pensado para ser um boteco de rua descontraído, com comida saborosa e chope gelado.
Fabricio Lemos e Lisiane Arouca, casal de chefs baianos, tinham vontade, desde que abriram o primeiro de seus restaurantes, o Origem, em Salvador, de ter um boteco. Mas, depois do Origem, vieram o Orí, o Segreto, o minibar Gem, o Omi e toda a operação do hotel Fera, para só então conseguirem tornar o sonho realidade. Inaugurado em julho de 2024, o Megiro é “Origem” escrito ao contrário e tem em sua proposta trabalhar com gastronomia afetiva, com memórias e, claro, raízes baianas.
Monique Gabiatti, sergipana com alma carioca, abriu, em 2022, o Belisco, bar de vinhos e beliscos premiado em Botafogo, no Rio. Em 2023, inaugurou o Polvo Bar. Com uma atmosfera descontraída, localizado em uma das mais animadas calçadas do Baixo Botafogo. O novo projeto da chef, que abriu suas portas em janeiro, é o Polvo Marisqueria. Sendo a “irmã mais nova” do Polvo Bar, a casa promete se tornar o destino definitivo para os amantes de frutos do mar.
Andressa Cabral está à frente do Meza Bar, casa que une uma carta de drinques a opções de comidinhas que fugiam do lugar comum. Em 2021, a chef inaugurou o Yayá Comidaria Pop Brasileira, um restaurante de bairro localizado no Leme, que oferece opções de petiscos e principais a qualquer hora do dia. Sua atuação na noite carioca ganhou novos contornos em 2024 com a inauguração, em sociedade com o paulistano Gabriel Santana, do Oti. A casa combina alta coquetelaria com comidinhas especiais em Ipanema.
A chef Giovanna Grossi abriu em setembro de 2024 a Casa da Esquina, um bar instalado na mesma quadra de seu primeiro restaurante, o Animus, em um imóvel de esquina na Rua Vupabussu, em Pinheiros, São Paulo. No novo espaço, o ambiente despojado e as criações do bartender Pedro Piton seguem a linha de valorização da cultura brasileira, com grande inspiração nordestina.