Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

O ‘rei dos bares’ que aposta na nostalgia como investimento

Antônio Rodrigues é dono de mais de vinte estabelecimentos

Por Giovanna Fraguito Atualizado em 22 nov 2024, 16h26 - Publicado em 26 out 2024, 16h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Antônio Rodrigues, mais conhecido pelos clientes como “Seu Antônio”, é dono de um império de bares e restaurantes que vai do Rio de Janeiro a Portugal. Além da rede Belmonte, com oito unidades no Rio e uma em São Paulo, ele vem buscando investir na nostalgia: suas aquisições mais recentes foram casas de tradição, como o Nova Capela, na Lapa (desde 1903), o Bar Amarelinho, na Cinelândia (desde 1921), e o Cervantes, em Copacabana (desde 1955).  O mais recente é o vistoso italiano Il Piccolo, abrigado em um dos últimos casarões da Avenida Vieira Souto, em Ipanema. 

    O próximo endereço nessa lista de clássicos vai ser o rigoroso Azumi, no Leblon, cujo leme da cozinha ficará nas mãos de Alissa Ohara, antiga proprietária da família japonesa. Na Europa, caminha com sócios para a quinta filial da Casa Guedes em Portugal, e ainda pretende inaugurar um bar em Barcelona. No cardápio de novidades, ele trabalha agora no Edifício Touring, um marco do estilo art déco, inaugurado em 1926 na Praça Mauá, centro do Rio. O espaço receberá quatro filiais do grupo: Piccolo, Azumi, Nova Capela e Cais do Oriente. Além de um espaço de eventos, com festas de música eletrônica comandadas por Pedro Rosa, 22, primogênito do empresário.  

    “Terminou a pandemia e as coisas todas fechadas, foi hora de arregaçar as mangas e botar para funcionar. Tem uns cariocas que gostam, tem uns que não gostam. Alguns acham que (meus bares são) igual ao McDonald ‘s, têm em todo canto, e outros acham que são necessários. Faz parte, a gente não agrada todo mundo. O segredo é o trabalho que a gente faz, toda hora tentando melhorar, manter o padrão, o atendimento. As pessoas saem de casa para fazer uma higiene mental ao irem a um bar. E elas querem ser bem atendidas, ter um banheiro legal, uma estrutura, estão pagando por isso”.

    Nascido em Hidrolândia, município com menos de 20 mil habitantes no Ceará, Antônio “foi ganhar” a vida no Rio aos 16 anos. Por lá, trabalhou como faxineiro, lavador de pratos, cumim e garçom. Tornou-se dono de negócios próprios começando pelo extinto Carlito’s, na Cinelândia. Mas a grande mudança veio em 2001, quando assumiu um boteco antigo na Praia do Flamengo, o Belmonte, que estava lá desde 1952. Era o começo de um império cuja coroa brilha no colarinho dos copos de cerveja.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.