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“O problema da bandeira é o progresso que despenca”, alega Donner

Homem das vinhetas da Globo, o designer austríaco explica por que deseja mudar o desenho e os dizeres da bandeira do Brasil

Por Bruno Meier Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 19 nov 2017, 08h43
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  • ANTENAS PARA O FUTURO Donner e a bandeira redesenhada: um novo símbolo para “o Brasil acordar” (Divulgação/Divulgação)

     Por que o senhor quer mudar a bandeira? Nunca entendi a faixa branca inclinada para baixo. A situação piora quando dentro dela está escrito “progresso”. A simbologia tem um poder monumental e inimaginável. Dei chance para o Brasil acordar.

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    O problema então é o “progresso” que despenca? Claro. Como pode o nosso Brasil ter uma bandeira com o “progresso” enfiado na lama? Imagina você na escola, todo dia — e antigamente nas escolas se hasteava a bandeira e cantava o Hino Nacional –, olhando para essa bandeira?

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    Vale mexer em símbolo nacional consagrado? Há dois meses, assisti a um programa no History Channel e veio a pergunta: sabe quantas vezes se alterou a bandeira dos Estados Unidos desde a criação da Betsy Ross (autora da primeira bandeira)? Vinte e seis vezes. Mas aí me criticam: “Esse louco gringo se acha no direito de mexer na bandeira?”.

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    Por que o senhor propõe acrescentar a palavra “amor”? Estava sentado na minha sala, olhando para o Cristo Redentor, e pensei: “Vou desenhar uma bandeira. Por que não usar a parte central do Cristo, o coração?”. Puxa vida, se o Cristo tem um coração, e ele representa amor, por que eu não escrevo amor?

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    Esperava reações contrárias? Eduardo Giannetti me defendeu e disse que o Brasil ainda tem de merecer essa bandeira. O Brasil está despencando. Sou apaixonado pelo país. Sabe o que eu fazia quando tinha 10 anos na Áustria? Eu pagava ingresso para assistir à televisão na arquibancada de um galpão só para ver Pelé, Garrincha e Didi. Minha paixão pelo Brasil começou ali. Nunca pensei que eu teria a minha melhor oportunidade profissional aqui, nem que me casaria com uma mulher que é a cor do Brasil (a modelo Valeria Valenssa, ex-Globeleza).

    O senhor criou o logotipo da Globo e foi responsável pelas vinhetas durante décadas. Qual a sua missão hoje na emissora? Boni dizia: a Globo tinha um corpo forte, mas não havia cara. Eu criei a cara da Globo. Hoje, minha missão é descobrir o futuro. Sou um cara antenado e estou com as antenas abertas.

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