Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

O motivo que levou Nobel de Física a deixar o Google

Geoffrey Hinton anunciou saída da empresa no ano passado

Por Nara Boechat 9 out 2024, 12h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Dr. Geoffrey E. Hinton, Professor Emeritus, the University of Toronto and Chief Scientific Adviser, Vector Institute, speaks during an exclusive interview by the Yomiuri Shimbun at a Tokyo hotel in Chiyoda Ward, Tokyo on Nov. 18, 2019. Dr. Hinton, known as " Godfather of Ai" has been awarded Japanese Honda Foundation, for his pioneering research in the field of deep learning in artificial intelligence and his contribution to practical application of the technology. ( The Yomiuri Shimbun ) (Photo by Masahiro Sugimoto / Yomiuri / The Yomiuri Shimbun via AFP)
    O Dr. Geoffrey E. Hinton, professor emérito da Universidade de Toronto e consultor científico chefe do Vector Institute, fala durante uma entrevista exclusiva do Yomiuri Shimbun em um hotel de Tóquio em Chiyoda Ward, Tóquio, em 18 de novembro de 2019. Dr. Hinton , conhecido como "Padrinho do Ai" foi premiado com a Japanese Honda Foundation, por sua pesquisa pioneira no campo de aprendizado profundo em inteligência artificial e sua contribuição para a aplicação prática da tecnologia. (Masahiro Sugimoto/AFP)

    O cientista Geoffrey Hinton, 76 anos, que recebeu o Prêmio Nobel de Física, nesta terça-feira, 8, se demitiu do Google em 2023 para que pudesse alertar livremente sobre os perigos da inteligência artificial, tecnologia que ajudou a desenvolver. Na época, o físico, que ficou conhecido como “padrinho da IA”, disse ter percebido que os computadores poderiam ficar mais inteligentes do que as pessoas antes do esperado.

    “Quero meio que dar um sinal e dizer que devemos nos preocupar seriamente sobre como impedir que essas coisas nos controlem”, afirmou o pesquisador à imprensa internacional, no ano passado. Em 2012, Hinton e dois alunos desenvolveram o sistema matemático de redes neurais, que serviu como base das tecnologias de aprendizado de máquina. Pelo feito, ele foi contratado para o Google. Hoje, o cientista diz se arrepender deste trabalho.


    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.