Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

Fagundes diz que Regina Duarte e Cássia Kis ‘dão opinião criminosa’

Ator está em cartaz no Rio com a peça ‘Baixa terapia’

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 25 jan 2023, 07h15 - Publicado em 25 jan 2023, 07h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Par de Regina Duarte e Cássia Kis em Por Amor (1997), Antônio Fagundes também contracenou com a primeira em Vale Tudo (1988) e com a segunda em Porto dos milagres (2001). Em cartaz no Rio com o espetáculo Baixa terapia, Fagundes falou à coluna sobre os atos terroristas recentes em Brasília e como vê o apoio das colegas de profissão a essa barbárie.

    Como assistiu às cenas de destruição de obras de arte por terroristas em Brasília? Quem não viu aquilo com horror não merece ser ouvido. Usou-se a democracia para destruir a democracia. Quando as palavras não significam a mesma coisa para todos, o diálogo fica impossível. Apesar do esforço contrário de algumas pessoas, há palavras que continuam com o mesmo significado. Democracia, saúde, meio ambiente, direitos humanos, segurança. Assim como aquela outra, “pontualmente” (entenda a polêmica sobre pontualidade no teatro AQUI).

    Como explicar essa barbárie? Olha, dizimaram até o ministério da Cultura. Através da cultura que você aprende essas coisas. Educação é propagação de cultura. Não foi à toa que o ministério foi dizimando nesses quatro últimos anos, foi um projeto de governo. A obra de arte não tem o menor sentido para aquelas pessoas. São só relógios, telas, esculturas, a arte não faz parte da vida delas.

    Como recebe a opinião de atores que ainda apoiam o governo anterior – Regina Duarte e Cássia Kis, por exemplo, que já contracenaram com você? É parte do jogo democrático cada um ter sua opinião, mas tem que ser penalizado por isso se a opinião for criminosa. Não estamos falando de liberdade de expressão, estamos falando de golpe de Estado. Não é só opinião política, mas incitação à violência. Toda pessoa, artista ou não, que emite opinião criminosa tem que arcar com isso.

    Te assusta ler esses posicionamentos da Regina e da Cássia? Olha… Elas apoiarem, fazerem campanha, votarem naquele governo… É um direito delas. O que não pode fazer é, com direito que a democracia dá a elas, querer destruir a própria democracia.

    Continua após a publicidade

    https://www.youtube.com/watch?v=7rbCUpHScq8&t=2s

    https://www.youtube.com/watch?v=ISbJWS8GKMY

     

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.