A dupla sertaneja Jorge e Mateus quebrou um recorde mundial do YouTube: uma transmissão com 3,4 milhões de pessoas simultâneas, deixando Gusttavo Lima e Beyoncé comendo poeira. O show “Na Garagem”, transmitido de Goiânia para o mundo, teve quatro horas de duração no sábado, 4, e foi um dos assuntos mais comentados no Twitter e no Instagram. Plugado ou não no show, não tinha como não ser impactado pelo evento estando em casa confinado.
Em tempos de quarentena e distanciamento social, as lives se mostram a nova fronteira do entretenimento e da propaganda. Sem shows e eventos no mundo físico, elas se tornaram a forma de chegar ao público — a um clique. O show de Jorge e Mateus teve patrocínio de Ambev e Magalu. O negócio é grande e está apenas no começo.
Diante da audiência avassaladora, o ministro Luiz Henrique Mandetta fez uma participação, quando a transmissão atingia 3,2 milhões de pessoas na plataforma. “O importante que a música chegue, mas que a gente não aglutine, que a gente não coloque as pessoas no mesmo lugar. Os show são feitos de casa. O show não pode parar, mas a aglutinação tem que parar” disse.
Enquanto o show rolava ao vivo, circularam em redes sociais imagens dos bastidores da live mostrando ao menos umas 20 pessoas no local, entre câmeras, produtores, convidados e garçons servido cerveja Brahma. Quase todos usavam máscaras cirúrgicas. O choque, na verdade, se deu pelas pessoas pensarem que tratava-se de um esquema caseiro. Na verdade, a live não tinha nada de amadora. Era um show profissional, feito para o mundo digital e programado com duas semanas de antecedência. Testes de luz, som e transmissão foram feitos ao longo da última semana para o resultado ficar impecável.
Deu tudo certo. Tanto que as lives se mostram um novo desafio para a TV aberta, sobretudo para a Globo, quando o público tem como opção para um sábado o show inédito a ver a reprise de uma novela de 2011.