As personalidades que foram alvo de documentários em 2024
Retrospectiva GENTE: Irmãos Menendez e Kubrusly entre as melhores produções do ano

Além de novidades de ficção nos cinemas e streaming, o campo dos documentários esteve sob bons holofotes em 2024. Com longas documentais de gêneros variados, a coluna GENTE separou os cinco que mais fizeram barulho. Confira a lista:
O Caso dos Irmãos Menendez: Um dos casos criminais mais emblemáticos da década de 1990 nos Estados Unidos, o filme (que também foi lançado junto a uma série ficcional) sobre os irmãos Lyle e Erik Menendez chegou em outubro na Netflix, com direção do argentino Alejandro Hartmann. Conta a história do assassinato de José e Kitty Menendez, mortos pelos próprios filhos. Em 1996, os dois foram condenados à prisão perpétua. Além de contar com depoimentos exclusivos dos juízes, promotores e até mesmo Erik e Lyle, a produção trouxe à tona a revisão da condenação dos dois. O caso voltou aos holofotes após o lançamento da série de true crime Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais.
A Noite que Mudou o Pop: Disponível desde janeiro, o documentário mostra os bastidores da gravação da música We Are the World em 1985, logo depois da cerimônia do American Music Awards. O projeto beneficente contou com nomes emblemáticos dentro da música como Bob Dylan, Michael Jackson, Cyndi Lauper, Ray Charles e Quincy Jones. O longa expõe diversos burburinhos que ficaram debaixo dos panos por muito tempo, como a saída de Prince pela presença de Michael, a briga de ego entre algumas estrelas e também a não participação de Madonna por questões pessoais com Cindy. A música arrecadou 160 milhões de dólares e venceu quatro estatuetas do Grammy.
Pra Sempre Paquitas: A série documental, disponibilizada no Globoplay, relembra a trajetória das mulheres que eram assistentes de palco da Xuxa Meneghel nos anos 1990. Com depoimento de quase todas as paquitas, o documentário recebeu algumas críticas pela omissão de Xuxa aos comportamentos abusivos de Marlene Mattos, que também aparece no programa. Além disso, Andrea Sorvetão foi excluída da pré-estreia da série – Marlene também não estava, contudo Ana Paula Guimarães disse à coluna GENTE que a coreógrafa foi convidada e não quis comparecer.
Kubrusly: mistério sempre há de pintar por aí: É quase impossível resgatar a história de um dos mais populares jornalistas do Brasil em apenas 97 minutos. Maurício Kubrusly ficou conhecido pela longa trajetória em periódicos como Jornal do Brasil, Jornal da Tarde, Folha de S. Paulo e TV Globo. No Fantástico foi responsável pelo quadro Me Leva Brasil, em que compartilhava a vida daqueles que vivem longe dos centros urbanos. Desde 2018, quando recebeu o diagnóstico de demência frontotemporal, Kubrusly vive isolado com a mulher, Beatriz Goulart, no sul da Bahia. Hoje, só se lembra do nome da esposa e esqueceu de todos seus feitos.
Belo, Perto Demais da Luz: Produzido pelo Globoplay em parceria com AfroReggae Audiovisual, o documentário mostra a trajetória pessoal e profissional de Marcelo Pires, mais conhecido como Belo. A série resgata momentos emblemáticos de sua vida, incluindo romances, términos e até mesmo as três vezes que foi preso – o cantor ficou detido por quase quatro anos. Belo já se envolveu com Viviane Araújo e com Gracyanne Barbosa, sua última esposa e a única que participou da minissérie dividida em quatro episódios.