Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

Advogada de direito de família diz quem tem razão no caso Larissa Manoela

Pesquisadora Marielle Brito analisa embate entre atriz e seus pais

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 Maio 2024, 22h48 - Publicado em 15 ago 2023, 07h01

Desde que Larissa Manoela veio a público contar detalhes de sua conflituosa relação com os pais, com quem cortou contato após desentendimentos financeiros, evidenciou-se o perigoso modelo de negócios que envolve parentes em conjunto. A advogada e escritora Marielle Brito, pesquisadora e especialista em direito civil e comercial internacional pela Universidade de Lisboa e em direito internacional pela Universidade de Cambridge, fala à coluna sobre o caso.

“Entendo que os genitores não podem interferir na vida financeira dos filhos após a aquisição da maioridade. Isso porque, ao adquirir maioridade, o filho passa a gozar de capacidade civil plena, autônoma e independente, não subsistindo o pátrio poder (poder dos pais) existente. A partir de 16 anos, o filho já tem condições de administrar os frutos do respectivo trabalho, sem interferência dos pais. Portanto, desde os 16 anos, compete ao filho administrar os frutos de seu trabalho, conforme reza o Art. 1693, II, do CC. Daí em diante, cabe ao filho decidir a quem caberá a administração, segundo seus interesses e conveniência. Após completar 18 anos, o filho adquire a maioridade civil e passa ter autonomia plena em relação aos pais, podendo se opor à ingerência sobre o seu patrimônio. A partir do momento em que houver sonegação de informações sobre o destino dos frutos percebidos ou indícios de gestão unilateral, se pode cogitar de abuso ou má-fé na administração dos bens ou frutos do filho, como, por exemplo, desvio ou manipulação patrimonial.”

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.