Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

VEJA Gente Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Valmir Moratelli
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

A reviravolta da Globo na publicidade, que já desespera empresários

Lançamento de plataforma permite compra automatizada de espaços publicitários da empresa

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 23 ago 2022, 08h00

Há algumas semanas, sem festa ou coletiva de imprensa, a TV Globo começou a adotar de forma mais contundente duas medidas na área de marketing que prometem movimentar o mercado daqui em diante. A primeira delas diz respeito à plataforma “Globo Sim”, que visa aos anúncios de pequenas e médias empresas. Criada em 2020, só agora ela de fato está apta a uma cobertura nacional. Trata-se de um modelo digital para que possíveis pequenos anunciantes comprem espaço de inserção publicitária com foco num público-alvo definido. Esse tipo de mídia contempla tanto a TV quanto os canais digitais.

Outro passo importante dado pela emissora para capitalizar em publicidade é o que a área de marketing do conglomerado passou a adotar com seus “talentos” (atores e apresentadores em geral). Agora, a empresa lida diretamente com as marcas que tenham vontade de contratar algum de seus artistas para ações comerciais.

Como era antes: uma marca procurava o escritório da celebridade para fechar uma parceria comercial. Agora, a própria TV Globo pode intermediar, sem atravessamento de empresários particulares de cada artista. Desse modo, o lucro é gerenciado entre o artista e a emissora. O primeiro artista a fechar publicidade nesses novos moldes foi Tadeu Schmidt, que assinou contrato com um banco para ser garoto-propaganda – tudo via intermediação da própria Globo. Colocados para escanteio, já há empresários de artistas da emissora temerosos com esse movimento, fazendo as contas de como vão deixar de lucrar junto às marcas. Por outro lado, artistas veem vantagens em agregar anunciantes de peso a suas imagens.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.