Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês

Nova Temporada

Por Fernanda Furquim Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.
Continua após publicidade

Nova Série – Undercovers, a ‘Sexpionagem’ de J. J. Abrams

A rede NBC estreia hoje a mais nova série criada e produzida por J. J. Abrams, que retorna ao formato espionagem, gênero que explorou com “Alias – Codinome Perigo”. Em sua divulgação, o canal vem reafirmando insistentemente que a série “Undercovers” traz episódios fechados, ou seja, a cada semana, uma nova aventura. Um dos maiores […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 1 dez 2016, 18h27 - Publicado em 22 set 2010, 08h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Publicidade

    A rede NBC estreia hoje a mais nova série criada e produzida por J. J. Abrams, que retorna ao formato espionagem, gênero que explorou com “Alias – Codinome Perigo”.

    Publicidade

    Em sua divulgação, o canal vem reafirmando insistentemente que a série “Undercovers” traz episódios fechados, ou seja, a cada semana, uma nova aventura. Um dos maiores problemas no uso de trama contínua é o risco que ela corre de ser cancelada sem ter um final, deixando insatisfeito um público que a acompanhou. Outro problema é que, quanto mais intrincada, maiores são as chances do roteiro se perder, resultando no declínio da audiência. Apesar do sucesso de “Lost”, o formato ainda afugenta público, investidores e anunciantes, levando a TV aberta a buscar as garantias das fórmulas já testadas e aprovadas, por ser financeiramente mais seguro.

    Por isso mesmo, de um modo geral, os canais costumam forçar os produtores a oferecerem histórias que tenham semanalmente uma situação independente dos demais episódios, deixando a trama contínua como pano de fundo. Uma das opções seria o formato explorado por “24 Horas”, no qual uma situação permanece contínua ao longo de cada temporada, renovando-se nas seguintes.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    De qualquer forma, “Undercovers” é o resultado desse movimento. Vindo de “Alias”, série que ao longo das temporadas ficou complicada para se acompanhar episódios soltos; passando por “Lost” e chegando à “Fringe”, que começou oferecendo situações fechadas mas desencadeou em uma trama contínua, Abrams corre o risco de ficar preso a um formato de seriado que não é bem recebido por anunciantes ou executivos da TV, muito embora seu nome ainda seja forte no mercado.

    Publicidade

    Ao adotar a temática e a abordagem que será vista em “Undercovers”, Abrams está buscando garantias para atendender os interesses dos canais, dos investidores e do gosto da audiência média. Com isso, ele retorna aos tempos de “Felicity”, série que lançou sua carreira televisiva em 1998. A pergunta é: ele conseguirá ser bem sucedido explorando o gênero de aventura leve com toques cômicos e sem grandes pretensões? Em entrevistas, Abrams já afirmou que existirá uma trama de fundo, mas que nada tem a ver com grandes mistérios. Muito provavelmente se trate do passado dos agentes e das pessoas que eles conheceram.

    Continua após a publicidade

    “Undercovers” é uma série de aventura romântica, que resgata a fórmula perpetuada por “Casal 20″ na TV. O sucesso da série, criada por Sidney Sheldon e produzida por Aaron Spelling, transformou a produção televisiva a partir da década de 80. “Casal 20″ popularizou a fórmula do casal de detetives vivendo aventuras e mistérios à base de muito romance. Ao longo dos anos, as séries que surgiram reproduziram essa fórmula, deixando de lado o casamento. Assim, a tensão sexual substituiu os jantares à luz de velas e as declarações de amor eterno. Entre os descendentes de “Casal 20″ estão séries como “Bones”, “Castle” e “The Mentalist”, por exemplo.

    Publicidade

    Quando o projeto de “Undercovers” foi anunciado em outubro de 2009, ele passou a ser disputado pelos principais canais da TV aberta. Ficou com a NBC, que somente encomendou a produção da série em maio de 2010. “Undercovers” foi a primeira série escolhida pelo canal para figurar na grade da temporada 2010-2011. No entanto, a NBC esperou até o último dia de prazo para definir o futuro do projeto.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    A série não é uma das mais aguardadas. A crítica que teve acesso ao episódio piloto a considerou fraca, apontando mal desenvolvimento de personagens, situações e diálogos. Fãs de Abrams deverão assistir em função de sua ligação com a produção, visto que a proposta em si não atrai o tipo de público que ele formou à sua volta. O diferencial de “Undercovers” está no fato de ser estrelada por um casal de descendência africana. A TV aberta não tem tradição de produzir séries dramáticas ou de aventuras estreladas apenas por afro-americanos. Quando isso ocorre, elas têm curta duração. Eles têm tido mais sorte com as sitcoms.

    Na história, Steven (Boris Kodjoe) e Samantha (Gugu Mbatha-Raw) são dois agentes que se apaixonaram enquanto trabalhavam juntos na CIA. Ao se casarem, os dois tomaram a decisão de se aposentarem da vida de espiões. Cinco anos se passaram e agora o casal é proprietário de uma pequena empresa em Los Angeles, na qual a irmã mais nova de Samantha, Lizzy (Jessica Parker Kennedy), trabalha como assistente.

    Continua após a publicidade

    Mas quando Nash (Carter MacIntyre), um agente amigo da dupla, desaparece em missão, Carlton Shaw (Gerald McRaney) recruta novamente a dupla para localizá-lo, com a ajuda de um especialista (Ben Schwartz) em novas tecnologias. A experiência dessa única missão faz com que o casal perceba o quanto sentiam falta da vida que levavam. Assim, tomam a decisão de voltarem à ativa.

    “Undercovers” é uma produção da Bonanza Productions Inc. em associação a Bad Robot Productions e a Warner Bros. Television. Criada por J.J. Abrams e Josh Reims, de “Brothers & Sisters”, com quem Abrams trabalhara em “Felicity”, a primeira temporada tem 13 episódios iniciais encomendados, sendo que o piloto foi dirigido pelo próprio Abrams.

    Continua após a publicidade

    A série poderá ser um teste para Abrams, que já demonstrou interesse em investir no gênero comédia. Ele foi um dos produtores de “What About Brian”, dramédia cancelada com apenas uma temporada. Em setembro de 2009 chegou a ser divulgado o projeto de uma sitcom médica. Segundo a imprensa americana, o projeto era  “Anatomy of Hope”, com base no livro “The Anatomy of Hope: How People Prevail in the Face of Illness”, sobre pacientes de câncer internados para tratamento em um hospital. Não há informações sobre a continuidade do projeto.

    Confiram fotos aqui e o cartaz da primeira temporada aqui.

    Cliquem em todas as imagens dessa postagem para ampliá-las.

    [youtube https://www.youtube.com/watch?v=SIDRG1edDpg?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.