Atriz de Desperate Housewives e The West Wing, Kathryn Joosten faleceu no dia 1º de junho, aos 72 anos de idade, vítima de câncer no pulmão, segundo informou sua assessora, Nadine Jolson, à Associated Press.
Kathryn foi diagnosticada com a doença em 2001, razão pela qual ela largou o hábito de fumar, adquirido no final da década de 1950.
A atriz conseguiu superar a doença após passar por um tratamento mas, em 2009, os médicos encontraram um novo tumor, em estágio III.
Submetendo-se a uma cirurgia e a tratamento de quimioterapia, ela conseguiu manter a doença sob controle. Mas, nas últimas semanas, a saúde de Kathryn declinou.
Kathryn nasceu no dia 20 de dezembro de 1939, na Flórida. Formada em enfermagem, ela iniciou sua carreira em um hospital psiquiátrico de Chicago. Neste período, ela conheceu um médico com quem se casou e teve dois filhos, Jonathan e Timothy.
Segundo seu site oficial, vivendo como esposa e mãe no subúrbio, Kathryn enfrentou o alcoolismo do marido, de quem se divorciou. Com dois filhos para criar, ela pintou paredes na reforma das casas de seus vizinhos. Este trabalho a levou a entrar em contato com estúdios e revistas de decoração que buscam locações para seus filmes ou fotos. Assim, ela passou a agendar visitas e intermediar os contatos com os proprietários.
Em paralelo, Kathryn começou a fazer teatro comunitário, experiência que a levou a seguir uma carreira profissional como atriz. Em 1991, ela fez um teste para trabalhar na Disney World, atuando nas encenações que o parque de diversões organiza para seus visitantes. O emprego a levou a se mudar para Orlando, Flórida. Mas, após um ano, seu contrato com a empresa terminou e Kathryn se viu forçada a sustentar sua família trabalhando em um bar e novamente reformando paredes. Sem desistir da carreira de atriz, ela continuou fazendo teatro comunitário.
Em 1995, sem ter um agente ou contatos importantes, ela se mudou para Los Angeles onde, após cinco meses frequentando diversos testes de atores, conseguiu seu primeiro trabalho: uma participação especial em um episódio da série Family Matters.
A partir de então, aos 55 anos de idade, Kathryn iniciou uma bem sucedida carreira na TV.
Ao longo dos anos, ela teria participações em diversas séries, entre elas, Pointman, Picket Fences, Chicago Hope, 3rd Rock From the Sun, Plantão Médico, Roseanne, Murphy Brown, Seinfeld, Frasier, Profiler, Nova Iorque Contra o Crime, Brooklyn South, Just Shoot Me, The Nanny, Gente Pra Frente/Home Improvement, Buffy – A Caça Vampiros, Becker, Ally McBeal, Providence, Dharma e Greg, Spin City, Arquivo X, Titus, The Division, A Juíza, The Drew Carey Show, Hope & Faith, Jovens Bruxas/Charmed, Less Than Perfect, Strong Medicine, The King of Queens, Curb Your Enthusiasm, Will & Grace, Life with Bonnie, Sim Querida, Everwood, Gilmore Girls, Grey’s Anatomy, Malcolm, Reba, The Closer, My Name is Earl, Monk, Scrubs, The Mentalist, Joan of Arcadia e Harry’s Law.
Entre 1999 e 2002, Kathryn integrou o elenco de The West Wing, no qual teve participações recorrentes como a sra. Landingham, secretária do Presidente Bartlet. A atriz precisou deixar a série quando foi diagnosticada pela primeira vez com câncer, sendo substituída por Lily Tomlin. Na história, sua personagem morre em um acidente de carro.
Em 2005, Kathryn entrou para o elenco de Desperate Housewives, interpretando Karen McCluskey, vizinha e, posteriormente, amiga de Lynette. A série encerrou sua produção este ano.
Em função de sua doença, Kathryn se tornou porta voz da Pfizer, empresa farmacêutica que mantém um centro de pesquisas para a cura do câncer. Veja aqui depoimento da atriz sobre a doença.
ATENÇÃO: os comentários desta postagem trazem spoilers do final de Desperate Housewives, que irá ao ar no dia 3 de junho pelo canal Sony.