O último ator do elenco original da série “Havaí 5-0″, produzida entre 1968 e 1980, faleceu esta manhã, na Flórida, aos 72 anos de idade. A causa morte foi divulgada como natural.
James Gordon MacArthur nasceu no dia 8 de dezembro de 1937 em Los Angeles. Aos sete meses de idade foi adotado pelo dramaturgo Charles MacArthur e sua esposa, a atriz Helen Hayes. James cresceu em Nyack, NY, iniciando carreira artística no teatro, aos oito anos de idade.
Na televisão, foi visto pela primeira vez em 1955, ao lado da mãe durante uma entrevista. Um produtor o viu e James foi contratado para trabalhar em um episódio do teleteatro “Climax”. Depois vieram participações em séries como “A Caravana”, “Os Intocáveis”, “Bus Stop”, “Culpado ou Inocente?”, “A Lei de Burke”, “O Homem de Virgínia”, “Gunsmoke”, “Combate”, “Inferno nos Céus”, “Tarzan”, “A Ilha da Fantasia”, “O Barco do Amor”, “Vega$”, entre outros.
James chegou a iniciar seus estudos em Artes Dramáticas em Harvard, mas abandonou a faculdade para dedicar-se à carreira, atuando em filmes dos estúdios RKO Pictures, com o qual assinou um contrato de cinco anos.
Mas o sucesso só veio com a série “Havaí 5-0″, na qual ele entrou para o elenco em 1968, substituindo o ator Tim O’Kelly, que chegou a filmar o piloto interpretando o personagem Danny Williams. James deixou a série em 1979, um ano antes da produção encerrar, voltando a trabalhar no teatro.
O ator se casou em 1958 com a atriz Joyce Bullifant, que interpretou a esposa de Murray na sitcom “Mary Tyler Moore”. O casal teve dois filhos, Charlie e Mary. O divórcio veio em 1968. Em 1970, James se casou com a atriz Melody Patterson, da sitcom “F Troop”, de quem se divorciou em 1978. Em 1985, ele se casou com a golfista Helen Duntz, com quem teve dois filhos, Juliette e James, e com quem permaneceu casado até sua morte.
Entre 1959 e 1960 foi sócio dos atores James Franciscus e Alan Ladd Jr. em uma companhia telefônica de Beverly Hills. No início dos anos de 1980, James se aposentou da carreira de ator. Na década de 1990, foi um dos sócios do jornal Senior World.
O ator recebeu a estrela na Calçada da Fama de Palm Springs, Califórnia em 2001. Em 2008, foi homenageado pela National Academy of Television Arts & Sciences por seus 50 anos de contribuição para o veículo.
Em setembro desse ano, foi anunciada a participação do ator no remake de “Havaí 5-0″, da qual ainda não há informações se chegou a ser filmada.