Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Nova Temporada

Por Fernanda Furquim Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.
Continua após publicidade

HBO faz pré-estreia de ‘Divorce’ na Internet

Amanhã, dia 7 de outubro, a HBO libera pelo HBO Go o primeiro episódio de Divorce, série estrelada por Sarah Jessica Parker. A estreia oficial será no dia 9 de outubro, à 0h, simultaneamente com a transmissão dos EUA. Outra série que já está em pré-estreia pelo HBO Go é Insecure, que também estreia na […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 1 dez 2016, 16h30 - Publicado em 6 out 2016, 11h45
Sarah Jessica Parker e Thomas Haden Church em 'Divorce' (Fotos: HBO)

Sarah Jessica Parker e Thomas Haden Church em ‘Divorce’ (Fotos: HBO)

Amanhã, dia 7 de outubro, a HBO libera pelo HBO Go o primeiro episódio de Divorce, série estrelada por Sarah Jessica Parker. A estreia oficial será no dia 9 de outubro, à 0h, simultaneamente com a transmissão dos EUA. Outra série que já está em pré-estreia pelo HBO Go é Insecure, que também estreia na TV no dia 9, logo após Divorce. O serviço de streaming ainda será utilizado para exibir antecipadamente o segundo episódio de Westworld, que também estará disponível no dia 9, dois dias antes de ir ao ar na TV.

Divorce é uma comédia que marca o retorno de Sarah à televisão. Durante anos ela foi sondada por produtores e roteiristas para estrelar uma nova produção. Famosa por Sex and the City, a atriz está afastada da TV desde o fim desta série em 2004, tendo feito apenas três participações especiais em Glee, entre 2012 e 2013, além da série documental Who Do You Think You Are?, em 2010.

DivorceS1Em entrevistas, Sarah costumava dizer que estava aguardando o projeto certo. Tendo contrato com a HBO, ela buscava por um projeto que pudesse falar sobre relacionamentos. O escolhido foi Divorce, que ganhou a encomenda da primeira temporada em abril de 2015.

Continua após a publicidade

Mas, embora a série sirva para marcar o retorno de de Sarah, é sua criadora, Sharon Horgan, quem mais chama a atenção no primeiro episódio exibido à imprensa. Pouco conhecida do público internacional, Sharon é uma inglesa que se estabeleceu na TV britânica criando e/ou estrelando séries cômicas desde o início da década de 2000.

As séries criadas por ela são, geralmente, para fazer rir. As personagens (que são interpretadas por Sharon) são mulheres imaturas, por vezes vítimas de uma situação (como em Dead Boss), outras vezes responsáveis pelas situações em que se envolvem (como em Pulling, na qual a protagonista desiste de casar pouco antes de entrar na igreja só porque acha que mulheres solteiras se divertem mais).

A maturidade de Sharon como roteirista veio com Catastrophe, comédia romântica do Channel 4, exibida nos EUA pelo Amazon. Aqui temos uma mulher de quarenta e poucos anos que se apaixona por um americano com quem passa algumas noites. Logo descobre estar grávida, o que a leva ao início de um relacionamento. Cocriada e coestrelada por Rob Delaney, a série apresenta uma visão mais realista e construtiva de uma relação a dois, sem se deixar prender à necessidade de contar uma piada.

Continua após a publicidade

Divorce é sua segunda série nesta sua fase mais madura, e a primeira criada por ela para a TV americana. No primeiro episódio desta produção, vemos que seu humor está mais contido. Ela se solta em apenas um momento do episódio piloto. Trata-se da cena em que os personagens se reúnem para celebrar a festa de aniversário de Diane (Molly Shannon, de Enlightened), amiga de Frances (Parker).

Justamente por oferecer um humor mais comedido e por controlar sua tendência de desgastar um momento, mas mantendo um olhar irônico, por vezes cínico, da situação proposta, Sharon consegue oferecer um primeiro episódio capaz de prender a atenção do telespectador para um tema extremamente simples e batido: o divórcio de um casal de meia-idade que já não se ama mais.

#gallery-1 {
margin: auto;
}
#gallery-1 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 20%;
}
#gallery-1 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-1 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Continua após a publicidade

No entanto, apesar do roteiro mais enxuto (o qual tem a ver com Sarah que, segundo Sharon em entrevistas, deixou claro que não aceitaria situações criadas apenas para fazer rir), e com direito a reviravoltas, o episódio peca por não conseguir estabelecer melhor os personagens antes de iniciar a ação, o que impede o público de se importar com eles.

Além disso, a forma como o episódio se desenvolve e termina leva a crer que Sharon deixou uma abertura que lhe permitirá conduzir seus personagens a um comportamento mais infantil (como em suas produções de início de carreira), se assim o desejar, o que incorrerá no risco de prender a série a um nível superficial do tema proposto.

Ainda é cedo para tentar fazer comentários sobre o que move os personagens, visto que eles não foram bem definidos. O que o piloto consegue fazer é estabelecer a situação.

Continua após a publicidade

Divorce S1-6

Em Divorce, temos Frances, uma mulher aparentemente insegura que trabalha como recrutadora corporativa. Ela é casada com Robert (Thomas Haden Church, de Ned & Stacey, Wings), um homem que reforma e vende casas. À primeira vista, Robert parece ser um sujeito que está mais focado em seus próprios interesses, a ponto de não perceber a insatisfação da esposa. O casal mora no subúrbio de Nova Iorque juntamente com os dois filhos pré-adolescentes, Lila (Sterling Jerins, de Deception) e Tom (Charlie Kilgore).

Vivendo uma rotina que já consumiu o que restava do amor que um dia os uniu, Frances busca refúgio na amizade que estabeleceu com Julian (o neozelandês Jemaine Clement, de Flight of the Conchords), um professor universitário. Sua vida sofre uma reviravolta quando, quase por impulso, Frances pede o divórcio. Chocado, Robert procura entender onde sua relação com a esposa começou a dar errado.

Continua após a publicidade

Tentativas de reverter a situação, promessas de fazer as concessões necessárias para manter o casamento e a família unida são deixadas de lado quando o ego e o orgulho tomam conta, dando início a um processo de divórcio que poderá rapidamente se tornar litigioso caso algo não seja feito para amenizar a situação ou mudar o quadro.

No elenco também estão Talia Balsam (Mad Men, Homeland) e Tracy Letts (Homeland), que interpretam Dallas e Nick. Ela é amiga de Frances que já enterrou um marido e se divorciou de outro; ele é Nick, um advogado amigo de Robert. Cada um, defendendo seus respectivos pontos de vista e com base em suas próprias experiências, oferece a Frances e Robert seus ‘preciosos’ conselhos.

A julgar pelo primeiro episódio, o risco que a série corre é o de ser controlada por uma sequência de erros cometidos ora por um, ora por outro, o que prolongaria este processo de separação. Este, por sua vez, dependerá da habilidade de Sharon e de sua equipe de roteiristas em fazer com que seja interessante o suficiente para levar o telespectador a conferir o próximo episódio.

Cliquem nas fotos para ampliar.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=–iP8RPaNvw?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.