Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês

Nova Temporada

Por Fernanda Furquim Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.
Continua após publicidade

Entrevista: Autora e Ator Comentam a Série Murdoch Mysteries

“Murdoch Mysteries” é uma daquelas séries que ficam escondidas na programação da TV a cabo por não ser uma produção muito conhecida do grande público. Vinda do Canadá, a série está em sua quinta temporada. Recentemente resgatada de seu cancelamento pelo canal CBC, “Murdoch Mysteries” já garantiu sua sexta temporada, que deve estrear em seu […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 5 jun 2024, 16h30 - Publicado em 12 dez 2011, 15h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Publicidade

    “Murdoch Mysteries” é uma daquelas séries que ficam escondidas na programação da TV a cabo por não ser uma produção muito conhecida do grande público. Vinda do Canadá, a série está em sua quinta temporada. Recentemente resgatada de seu cancelamento pelo canal CBC, “Murdoch Mysteries” já garantiu sua sexta temporada, que deve estrear em seu país em 2013.

    Publicidade

    Apresentando episódios fechados, a série gira em torno do trabalho de um detetive da polícia de Toronto no final do Século XIX. Utilizando técnicas pouco conhecidas para sua época, algumas inovadoras, a história trabalha com o início da tecnologia forense e com temas sociais que atualmente são uma constante nas produções televisivas, tais como homossexualismo, aborto, preconceito racial, feminismo, abuso sexual, terrorismo, entre outros. O interessante é ver como esses temas são tratados na época em que a história é situada.

    A história acompanha o detetive William Murdoch, católico praticante com uma visão romantizada sobre a vida, que busca por um relacionamento ideal, conforme os costumes de sua época e as regras ditadas por sua religião. Já no trabalho, Murdoch é uma pessoa racional, que adota um olhar científico para buscar sempre a verdade. Apegado a detalhes, ele não descansa enquanto não tiver encontrado uma resposta para cada evidência encontrada. Mas, embora apaixonado por seu trabalho, sua filosofia de vida constantemente o leva a entrar em choque com a sua realidade.

    Publicidade

    Criado por Maureen Jennings, o personagem surgiu na literatura. Em 2004 foram produzidos três telefilmes, estrelados Peter Outerbridge. Em 2008, o canal regional CityTV decidiu produzir uma série, com adaptação de Cal Coons e Alexandra Zarowny, estrelada por Yannick Bisson. Ele e a autora conversaram com o blog Nova Temporada sobre a produção de “Murdoch Mysteries”.

    Continua após a publicidade

    Yannick Bisson

    Publicidade

    Pergunta: Como foi o processo de criação do personagem e sua história?

    Maureen Jennings – Eu já tinha escrito duas peças de mistérios situadas na era Vitoriana que foram bem recebidas. Adoro esse período. Queria escrever um livro de mistério, então escolhi essa época para situar a história. E como eu queria escrever uma história policial procedimental, significava que o personagem teria que ser um homem. Para criar Murdoch me inspirei em várias coisas, como por exemplo bons homens que conhecia e minha admiração por certos aspectos de uma personalidade. Decidi fazer do personagem um homem católico porque queria explorar o conflito que existia entre os católicos e os protestantes naquela época em Toronto. Este conflinto durou décadas. Quando encontrei uma antiga foto de um homem com bigode, cabelo escovadinho e um olhar inteligente eu disse: esse é o meu Murdoch.

    Publicidade

    Pergunta – Como você foi escolhido para o papel e qual sua primeira impressão do personagem? Você chegou a ler os livros de Maureen Jennings?

    Continua após a publicidade

    Yannick Bisson – Eu fui chamado para fazer um teste. Já tinham sido produzidos telefilmes com outro ator, mas eles estavam fazendo uma nova seleção. Na época meu agente me disse para me preparar para o teste, mas que eu não deveria ler o livro ou ver os filmes. O motivo era que os produtores planejavam uma abordagem diferente. Algo mais leve. Gostei do personagem de imediato. Gostei do tipo de história que era contada e do período em que era situada. Nunca li os livros, mas já vi os filmes. Murdoch é um homem muito calmo mas intenso, inteligente sem ser condescendente, conservador mas com uma mente aberta para o futuro, simpático sem ser fraco. Temos em comum o fato de que somos ambos compreensivos e otimistas.

    Publicidade

    Pergunta – Quais as diferenças entre os livros e a série e como a produção para a TV surgiu?

    Maureen – Muitas diferenças, já que as mídias são diferentes. Eu tenho o tempo que precisar para desenvolver meus  personagens nos livros. Algo que não é possível na TV. Na série também não são adaptadas algumas situações que aparecem no livro por serem muito dispendiosas. Os personagens são mais leves e Murdoch está mais inclinado às questões científicas que nos livros. A adaptação surgiu quando meu marido levou meus dois primeiros livros para a produtora Shaftesbury Films. Christina Jennings, a diretora da empresa, gostou das histórias e produziu telefilmes com base nos três primeiros livros. A audiência foi boa e o canal decidiu produzir a série. Como eu não tinha escrito tantos livros assim, a produtora basicamente adquiriu os direitos sobre os personagens e contratou uma equipe de roteiristas para desenvolver a série.

    Pergunta – Você está envolvida com a produção?

    Continua após a publicidade

    Maureen – Sim. Os roteiristas têm sido ótimos, entrando em contato sempre que eles têm alguma dúvida. Este ano eu ajudei a escrever um dos roteiros, “Staircase to Heaven”. Foi um desafio porque a série é realmente outro veículo. Aprendi que meus diálogos são muito longos.

    Pergunta – Como é o processo de produção dos episódios?

    Yannick – Filmamos em um estúdio em Toronto, com locações em Cambridge, Hamilton, Flamborough, Dundas, Rockwood e Brantford. São cerca de 12 a 14 horas por dia ao longo de cinco meses por temporada. Geralmente é filmada no verão. Com as roupas de época, costuma ser muito quente!

    Continua após a publicidade

    Pergunta – Como foi dirigir o episódio “Buffalo Shuffle” da quarta temporada?

    Yannick – Sempre desejei dirigir, desde que eu era bem jovem. Várias pessoas da produção achavam que eu já estava pronto para isso e me encorajaram a fazê-lo. Os produtores me apoiaram muito. O resultado foi bem recebido e na quinta temporada voltei a dirigir outro episódio (Murder at the Opera). Eu gosto do resultado final, mas sempre acho que dava para fazer mais.

    Pergunta – Mesmo tendo uma legião de fãs, a série foi cancelada pelo canal CityTV antes de ser resgatada pela CBC. Por que eles cancelaram?

    Maureen – Soube que o canal passou por uma mudança de diretoria. Dois homens da divisão de Esportes ficaram com o controle do canal. Eles não estavam interessados em drama, queriam o espaço na grade de programação para exibir mais reality shows americanos. Francamente, em minha opinião, uma decisão ridícula. Não deveriam interromper uma série que tem conteúdo e que mantém uma audiência.

    Continua após a publicidade

    Yannick – Ficamos muito tristes quando soubemos que a série não seria renovada pelo canal mas…estamos muito entusiasmados com o anúncio de que o canal CBC nos resgatou para a sexta temporada!!!!!!!!!!!!!!!!!! Então nos vemos no ano que vem!

    “Murdoch Mysteries” estreou na Globosat HD no dia 8 de outubro, sendo exibida pelo canal todos os sábados às 23h.

    Cliquem nas fotos para ampliar.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.