A série que derrotou a HBO na entrega do prêmio Emmy deste ano chega ao Brasil pelo canal Globosat HD, que anunciou a estreia de “Downton Abbey” para o primeiro semestre de 2012.
Apesar de ser uma série que já está exibindo sua segunda temporada na Inglaterra, a produção disputou o Emmy na categoria Minisséries ou Telefilmes.
Isto porque as produções inglesas costumam ter um número menor de episódios, sendo que muitas demoram para estrear novas temporadas. Assim, aquelas que se qualificam para disputar o prêmio acabam enfrentando a HBO, que domina esta categoria com suas producões.
Este ano, “Downton Abbey” derrotou a favorita da noite: “Mildred Pierce”, outro drama de época.
Uma semana antes, a produção britânica bateu o recorde de venda em DVD no site Amazon, tranformando-se na série que vendeu o maior número de unidades em toda a história da loja online, que opera desde 1994. Segundo John Boumphrey, diretor de vendas de DVD e música do site, em declaração ao jornal Telegraph, a segunda temporada de “Downton Abbey” também já figura entre as dez maiores pré-vendas dos últimos dois meses, sendo que o box somente será disponibilizado a partir do dia 7 de novembro. No Brasil, a distribuição em DVD é da Universal, que teme lançar o box e não ter uma boa receptividade por ser um drama de época que ainda não foi exibido na TV brasileira.
Além de tudo isso, “Downton Abbey” também entrou para o Guinness World Records (edição 2012) por ser a primeira série britânica a conquistar 92% de aceitação crítica nos EUA desde a estreia de “Mad Men”.
Uma das 10 melhores séries de 2010, “Downton Abbey” vem conquistando cerca de 10 milhões de telespectadores por semana na Inglaterra, levando o canal ITV a derrotar a BBC na audiência.
Segundo a imprensa, a situação chegou a tal ponto que a BBC teme perder público também na sua tradicional exibição de especiais natalinos. Isto porque o ITV já anunciou que irá exibir um episódio especial de natal de “Downton Abbey”.
Pelo que foi divulgado no jornal The Mirror, nos últimos 27 anos o ITV derrotou a BBC apenas duas vezes, nessa época do ano, com o programa “Who Wants To Be a Christmas Milionaire?”.
A série criada por Jullian Fellowes (Assassinato em Gosford Park) narra a vida da família Crawley e sua relação com os empregados da casa.
Inicialmente situada na década de 1910, a história começa um dia após o naufrágio do Titanic, avançando ao longo dos anos.
Muito embora possa parecer que a série faz uma exaltação à aristocracia ela, na verdade, se propõe a apresentar seu declínio. Uma transformação que deverá ser sentida não apenas na história, mas na trajetória dos personagens, através de suas ideologias e comportamentos, e até mesmo na estética da produção.
Após estabelecer ambiente e personagens, a primeira temporada com sete episódios encerra com a entrada da Inglaterra na Primeira Guerra Mundial, conflito que promoveu uma revolução social, cultural e política, a qual afetará os Crawleys ao longo das novas temporadas. A segunda retrata o período da guerra; se for renovada para a terceira, veremos os personagens vivendo na década de 1920.
Em entrevista ao jornal The Sun, Gareth Neame, produtor executivo, disse que sua intenção é levar a série até a sexta temporada. Se cada nova temporada representar uma década na vida desta família, podemos concluir que o objetivo é chegar aos anos de 1950.
Adendo (11/10/2011): em entrevista à revista Radio Times, Julian Fellowes contradisse o produtor Gareth Neame, dizendo que sua intenção original era oferecer três temporadas de “Downton Abbey”. “O conceito original na minha cabeça otimista era oferecer uma primeira temporada situada no final da era eduardiana, a segunda durante a Primeira Guerra Mundial e a terceira na década de 1920. Neste período existiram grandes mudanças sociais, novas invenções e diferentes expectativas de futuro”, disse Fellowes na entrevista.
Vejam mais informações sobre a história de “Downton Abbey” aqui. No vídeo abaixo, trailer da primeira temporada.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=2M3moEeErr8&w=620&h=330%5D