Postagem atualizada no dia de sua publicação.
Uma das estreias mais esperadas do ano já está com data definida. Coproduzida pelos grupos Sky, HBO e Canal Plus, a minissérie The Young Pope/Il Papa Giovane estreia na Itália e Alemanha no dia 21 de outubro e na Inglaterra no dia 27. Nos EUA, o canal HBO começa a exibir a produção no mês de fevereiro, em dia ainda a ser anunciado, segundo divulgado pelo Deadline. A HBO Brasil ainda não divulgou uma data, mas é provável que siga a estreia dos EUA.
Encomendada pelo canal Sky Itália, a série será exibida na Inglaterra pelo Sky Atlantic e na França pelo Canal Plus.
Esta é uma minissérie em dez episódios escrita e dirigida por Paolo Sorrentino (do filme A Grande Beleza), Tony Grisoni, Umberto Contarello e Stefano Rullia. A história acompanha a trajetória de Lenny Belardo (Jude Law), o primeiro Papa ítalo-americano, e também o mais jovem da história.
Lenny foi eleito graças a seu mentor, o Cardeal Michael Spencer (James Cromwell, de A Sete Palmos, American Horror Story), que desejava ter sido eleito Papa. Astuto e ingênuo, conservador e moderno, inseguro e resoluto, irônico, pedante, amargurado e cruel, Pio XIII, como Lenny passa a ser conhecido, enfrenta escândalos e intrigas que ocorrem nos bastidores da igreja, colocando em dúvida sua crença em Deus.
Um de seus desafios é o Cardeal Voiello (Silvio Orlando), Secretário de Estado, um homem ambicioso que achava ser capaz de manipular o jovem Papa para manter o poder. Ao perceber que não conseguirá colocar seu plano em prática, Voiello ordena aos seus subordinados que investiguem o passado de Lenny em busca de algo que possa ser usado para chantageá-lo.
Enquanto isso, o jovem Papa entrega à irmã Mary (Diane Keaton) o cargo de secretária pessoal, em retribuição ao fato dela ter cuidado dele quando era apenas um órfão solitário e assustado.
No elenco também estão, Scott Shepherd como o Cardeal Dussolier; Cécile de France como Sofia, responsável pelo marketing do Vaticano; Javier Cámara como o Cardeal Gutierrez, Mestre de Cerimônias do Vaticano; Ludivine Sagnier, como Esther, esposa de um guarda suíço; Toni Bertorelli, como o Cardeal Caltanissetta; Daniel Vivian, como Domen, o mordomo do Papa; Sebastian Roché (Fringe, The Originals), como o Cardeal Michel Marivaux; Guy Boyd, Andre Gregory, Marcello Romolo, Ignazio Oliva, Vladimir Bibic e Nadie Kammalaweera.
Os dois primeiros episódios da minissérie foram exibidos esta manhã, dia 3 de setembro, durante o Venice Film Festival, sendo bem recebida pela crítica.
A produção é da italiana Wildside em parceria com a francesa Haut et Court TV e a espanhola Mediapro. A distribuição internacional é da britânica FramentleMedia.
Cliquem nas fotos para ampliar.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=N2ZFdepTu-w?feature=oembed&w=500&h=281%5D