Bastaram apenas dois estalares de dedos ritmados para que Mãozinha se tornasse um dos personagens mais emblemáticos da Família Addams. O “mascote”, por assim dizer, roubou a cena em Wandinha, da Netflix, e mesmo sem falas esbanjou mais carisma e personalidade do que Jade Picon na novela Travessia. Apesar de parecer ter sido feita por computação gráfica, a mão decepada que sai perambulando pela Escola Nunca Mais para ajudar a protagonista, na verdade, tem um dono: o romeno de 25 anos Victor Dorobantu, quarta pessoa a dar vida ao personagem nas telas.
Fotos de bastidores divulgadas recentemente mostram que interpretar uma mão ligeira com vida própria pode ser complicado. Em entrevista ao site Screen Rant, Jenna Ortega, intérprete de Wandinha, contou que Tim Burton queria um ator de verdade interpretando Mãozinha, assim como nos filmes dos anos 1990. Além da maquiagem, Dorobantu precisava usar um macacão azul para gravar — e assim ter o resto do corpo apagado digitalmente na pós-produção. Conhecido por seus trabalhos como mágico e ilusionista, o trabalho de Dorobantu na série de Burton é seu primeiro crédito como ator.
Chamada de The Thing (A Coisa, em tradução livre) nas histórias originais da Família Addams, Mãozinha foi criado em uma charge para a revista New Yorker por Charles Addams. Inicialmente o criador havia imaginado o personagem como uma cabeça decepada, mas foi substituído por uma “mão” para não causar tanto choque e repulsa nos leitores. Quando questionada sobre o que ou quem é Mãozinha na série da Netflix, Wandinha responde ser um dos “maiores mistérios” de sua família. Fora das telas, porém, a gigante do streaming já revelou que a mão tem nome e sobrenome — e um corpo inteiro por trás dela.