O streaming que sorri enquanto a Netflix perde assinantes
HBO Max registrou aumento de 3 milhões de usuários nos primeiros três meses do ano, e está otimista em relação aos próximos meses
![HBO logo photo illustration in Tehatta, West Bengal, India on 9 August 2021. With the rapidly increasing demand for OTT content in India, Warner Bros is all set to bring their video-on-demand streaming service, HBO Max, to India. HBO Max was launched in the US last year in the month of May and has since garnered 40.6 million paid subscribers. (Photo Illustration by Soumyabrata Roy/NurPhoto via Getty Images)](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/04/GettyImages-1234920416.jpg?quality=90&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
A HBO Max encerrou o primeiro trimestre do ano com 3 milhões de assinantes a mais que em 2021, atingindo a marca de 76,8 milhões de usuários em todo o mundo. O crescimento vem em um momento no qual a principal rival, a Netflix, registrou a primeira queda de assinantes desde a sua fundação, amargando uma perda de 200.000 clientes entre janeiro e março.
Recentemente, a Warner Media, conglomerado do qual a HBO faz parte, oficializou sua fusão com a Discovery, e expressou a intenção de integrar os conteúdos do Discovery + à HBO Max, expandindo ainda mais o catálogo da plataforma. Em uma conversa com analistas, John Stankey, o CEO da AT&T (que controla a Warner), elogiou a transação recém-concluída ao destacar o crescimento de assinantes no primeiro trimestre. “Estamos empolgados com o potencial de crescimento contínuo da HBO Max à medida que o serviço é lançado em novos territórios”, disse Stankey. O executivo ainda acrescentou que a Warner Bros. Discovery terá flexibilidade para licenciar seus conteúdos para outros canais de streaming.
O otimismo vai na contramão do baque sofrido pela Netflix este ano. Embora a empresa ainda seja líder do segmento, com mais de 220 milhões de usuários no mundo inteiro, 2 milhões de assinantes devem deixar a plataforma até julho, segundo informações transmitidas a investidores. A ameaça fez com que as ações da empresa despencassem esta semana, gerando incerteza no mercado. A brecha é a chance para os concorrentes avançarem na guerra pelo domínio dos streamings: além da HBO Max, que vem se expandindo desde 2020, a Disney + alcançou a marca de 129,8 milhões de usuários no primeiro trimestre deste ano, enquanto a Amazon Prime tem 148 milhões apenas nos Estados Unidos – mas é difícil mensurar qual parcela disso vai para o streaming da marca, já que o serviço inclui outras vantagens na loja da Amazon.
Lançada no Brasil (e em outros 38 países da América Latina e Caribe) em junho do ano passado, a HBO Max congrega conteúdos da HBO e do grupo Warner Bros., que compõem um catálogo amplo com opções de séries, filmes famosos, desenhos infantis e transmissões esportivas. Nos Estados Unidos, a plataforma está disponível desde maio de 2020 e conta com 48,6 milhões de assinantes no país. Desses, segundo a AT&T, 1,8 milhão foram conquistados nos últimos três meses.