Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming
Continua após publicidade

O que dizem – e lamentam – os jornalistas demitidos da Globo

Jornalistas se despediram da emissora nesta semana, após uma série intensa de cortes na folha de pagamento

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 12 abr 2023, 13h16 - Publicado em 6 abr 2023, 15h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Fabio Turci, apresentador do 'SP1', da Globo
    Fabio Turci, apresentador do 'SP1', da Globo (Reprodução/TV Globo)

    Com a demissão em massa de jornalistas da Globo, muitos profissionais veteranos e conhecidos pelo público da TV aberta estão de volta ao mercado. Nas redes sociais, grandes nomes como Fabio Turci e Giuliana Morrone, que teve sua saída divulgada na noite de quarta-feira, 5,  se manifestaram sobre o recomeço.

    Publicidade

    “Meu amor pelo jornalismo começou aos 14 anos. Consegui um furo, uma entrevista com a poetisa Cora Coralina para o jornalzinho da escola. Muitos na turma nem sabiam que Cora era aquela, mas eu senti um orgulho incrível de poder fazer perguntas para ela. E foram tantas outras perguntas. Em italiano, para Sophia Loren. Em inglês, na correria, para Barack Obama. Em português, há anos, para todo este pessoal aqui do Planalto Central. A vida, para mim, é feita de paixão. Sempre tive paixão pelo jornalismo e por onde eu exerci até agora a minha profissão. Minha outra paixão e força é pela verdade. Nos últimos anos, voltei para a universidade e passei a estudar sustentabilidade empresarial. E esbarrei, novamente, na minha obsessão, a busca pela verdade. Novo ciclo? Já disse que comigo não é assim. Mas pode esperar novos desafios, aprendizados, novas experiências, sempre buscando respostas, sempre buscando a verdade e com paixão”, escreveu Giuliana.

    Publicidade

    Apresentador recorrente do SP1, Fabio Turci também relembrou sua carreira, começando pela faculdade de jornalismo, sua mudança de São José dos Campos para São Paulo e depois Nova York, e sua volta ao Brasil. “A televisão que apareceu em seu caminho lá atrás lhe pediu licença, hoje, pra continuar. Por onde? Sei lá. O mundo mudou muito. Não é uma questão de não ter pra onde ir. É uma questão de escolher qual caminho tentar. Mudou tudo, mas uma coisa não mudou: ainda sonho mudar o mundo”, filosofou.

    Continua após a publicidade

    Eduardo Tchao, repórter da Globo há 37 anos, também lamentou sua saída. “Sempre gostei de ter fontes, de conversar, de frequentar gabinetes, delegacias e restaurantes atrás de um ‘furo jornalístico’. Trabalhei na pandemia e até recentemente dentro de um CTI, Ganhei prêmios – Esso de jornalismo esportivo foi um deles – e conheci o mundo. Obrigado a todos que contribuíram pra tornar esse sonho uma realidade. Na conversa de hoje que tive com o diretor de jornalismo, Ali Kamel, fiz questão de dizer que saio sem mágoas. Entendo a mudança de estratégia da emissora. Quer economizar. O que fazer? Mas a vida segue. Existe vida fora da TV Globo”, escreveu.

    Publicidade

    “Missão cumprida com muito orgulho. Fiz parte do Grupo Globo por mais de 30 anos. Entrei na CBN em 1991, quando a rádio tinha só 10 dias no ar, desde 1999, me dediquei à reportagem, participei das mais importantes coberturas do país, das mais alegres às mais complexas. Criei um jeito próprio de fazer reportagem: chegar aos lugares, entender o que tinha acabado de acontecer e, com muito cuidado, transformar o fato em notícia para informar a população, sem assustar. Chegou o dia de me despedir da emissora, da redação e dos muitos amigos que fizeram parte da minha vida de um jeito que eu jamais esperava. Aquele jovem estudante, de família humilde e sem muita perspectiva, realizou o sonho de trabalhar nas redações, atingir o mais alto nível da carreira para um repórter que respira notícia e trabalhar ao lado de grandes profissionais como parte de um grande time. Isso não é uma despedida, mas um até logo. Agora, é hora de descansar e focar nos próximos projetos”, diz a postagem de César Galvão.

    View this post on Instagram

    Publicidade
    Publicidade

    A post shared by Fabio Turci (@fabioturci_jornalista)

    Continua após a publicidade
    View this post on Instagram

    Publicidade
    Publicidade

    A post shared by Giuliana Morrone (@giulianamorrone)

    View this post on Instagram

    Publicidade
    Publicidade

    A post shared by Eduardo Tchao (@eduardotchao)

    View this post on Instagram

    Publicidade
    Publicidade

    A post shared by César Galvão (@cgalvao1_reporter)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.