O Problema dos 3 Corpos: três pontos para entender a série da Netflix
Ficção científica criada pelo chinês Cixiu Liu baseia a série dos roteiristas de Game of Thrones e True Blood
Novo fenômeno da Netflix, O Problema dos Três Corpos tem uma trama complexa e desafiadora até mesmo para os experientes amantes de ficção científica. A história começa em 1966, no auge do fervor destrutivo da Revolução Cultural na China comunista, quando a astrofísica Ye Wenjie (Zine Tseng) vê seu pai, um professor da mesma área, ser espancado até a morte por jovens revolucionários e críticos às teorias de Albert Einstein. Depois, a jovem é recrutada para um projeto secreto de contato com forças extraterrestres e, ao conseguir falar com uma raça inteligente chamada San Ti e tomada pela descrença na humanidade, ela toma a decisão drástica de pedir para que os ETs venham dominar a Terra — e isso afeta a sociedade quase sessenta anos depois.
Ao longo dos oito episódios da produção criada por David Benioff, D.B. Weiss (dupla de Game of Thrones) e Alexander Woo (True Blood), a trama lança luz sobre um fenômeno maior do entretenimento: a ascensão de uma nova ficção científica produzida na China. A história é baseada na obra homônima de Cixin Liu, criador do intrincado O Problema dos Três Corpos (2008) e dos dois livros que completam a saga até agora, A Floresta Sombria e O Fim da Morte, e VEJA três elementos para entender melhor a série. Confira:
A inspiração da série
Inspirado por clássicos como Guerra dos Mundos (1897), do inglês H.G. Wells, Cixin Liu criou uma trama baseada na ideia de um conflito iminente entre os humanos e ETs decididos a dominar a Terra com sutileza, usando dilemas existencialistas e, principalmente, de uma base teórica engenhosa, que vai da mecânica quântica à inteligência artificial. O que está em xeque é a defesa do valor intrínseco da liberdade científica como guardiã, em última instância, da civilização.
Além da série, o que é o problema dos 3 corpos?
Bem resumidamente, o título se refere a um velho debate da física sobre a interação de forças gravitacionais de três ou mais objetos. Quando um terceiro corpo se junta a dois que estão na órbita um do outro, isso gera uma rotação imprevisível e caótica. Na série e na vida real, o dilema dos cientistas é encontrar uma solução para este problema — descoberto por Isaac Newton no século XVII.
Qual a relação de Ye com os San Ti
Após pedir para os San Ti dominarem a Terra, Ye (Zine Tseng/Rosalind Chao) teve uma filha com Mike Evans ( Ben Schnetzer/Jonathan Pryce), Vera (Vedette Lim), que também se tornou uma física brilhante. Vera se suicida logo no começo da série, mas, antes disso, havia recrutado cinco jovens brilhantes da área: Auggie (Eiza González), Saul (Jovan Adepo), Jin (Jess Hong), Will (Alex Sharp) e Jack (John Bradley). O grupo é encarregado de impedir a dominação os aliens, sem saber que foi a própria Ye que passou a atuar às escondidas como líder de uma seita que está disposta a colaborar com os extraterrestres.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
Brasil está próximo de ter ministro de tribunal superior preso, diz senador
Cruz Azul x Flamengo: onde assistir, horário e escalações
Moradores do Retiro dos Artistas comovem com pedidos de Natal
Presidente da CCJ diz que pretende ‘enterrar’ projeto que reduz pena de Bolsonaro
Qual eleitor mais se arrepende de ter votado em Lula, segundo o Datafolha







