Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming
Continua após publicidade

Na Netflix, curta de brasileiro no Oscar emociona com dramas de sem-tetos

‘Onde Eu Moro’ acompanha a vida de pessoas em situação de rua em grandes cidades dos Estados Unidos

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 9 fev 2022, 17h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em apenas 39 minutos, o curta Onde eu Moro, da Netflix, capta a essência primordial do retrato de um morador de rua: eles são seres humanos. “Quando a polícia vem me enxotar, eu falo: eu sou como vocês, eu faço as mesmas coisas que vocês. Eu escovo os dentes, eu como, mas faço tudo isso em diferentes lugares, enquanto quem tem uma casa faz num lugar só”, diz um dos entrevistados. Indicado ao Oscar na categoria de melhor documentário de curta-metragem, o filme é co-dirigido pelo americano Jon Shenk e pelo brasileiro Pedro Kos – único representante do Brasil na premiação deste ano.

    Publicidade

    Nascido no Rio de Janeiro, Kos se mudou para os Estados Unidos na adolescência, e estudou teatro na Universidade de Yale. Sua primeira experiência com a premiação de Hollywood foi com a edição de Lixo Extraordinário, com o artista plástico Vik Muniz, indicado ao Oscar na categoria de documentário em 2011. Recentemente, esteve envolvido com roteiro e/ou direção de diferentes filmes, da série da HBO The Vow (2020) ao documentário pop Privacidade Hackeada (2019), produção da Netflix sobre o escândalo da Cambridge Analytica.

    Publicidade

    Kos e Shenk começaram a filmar Onde Eu Moro de forma despretensiosa, acompanhando pessoas em situação de rua em Los Angeles. O projeto se expandiu, depois, para San Francisco e Seattle. Com o apoio de organizações não governamentais, que prestam assistência aos sem-tetos, os cineastas conheceram pessoas de variadas idades e etnias com experiências distintas que as levaram às ruas. Desde uma mãe fugindo de um ex-namorado abusivo passando por casos de desemprego e alugueis altos até pessoas com distúrbios mentais e passagem pela prisão, com dificuldades de se reinserir na sociedade.

    Continua após a publicidade

    Sem perder tempo com especialistas e jargões econômicos, o curta se presta a ouvir essas pessoas. As imagens de longos acampamentos improvisados nas calçadas e de albergues saturados de pessoas em beliches se mescla a cenas de prédios enormes e luxuosos sendo construídos e de uma reunião de bairro em protesto contra a criação de um centro para acolher sem-tetos, taxados pelos moradores como usuários de drogas e a sugestão de que seriam de etnias indesejáveis. Vencer a barreira do preconceito é um dos primeiros passos para entender que há uma crise grave a ser resolvida no setor da moradia – essa é a missão a qual o curta se presta.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.