Mesmo sem anunciar sua pré-candidatura e com a confirmação programada apenas para o próximo domingo, 5, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (MDB), já tem candidato a vice na sua chapa. O nome do atual vice-governador, José Paulo Cairoli (PSD), foi lançado em convenção do partido realizada no último domingo, 29, em Porto Alegre.
Hoje, Sartori tem nove concorrentes. Alguns dos adversários ainda têm status de pré-candidato, como Luis Carlos Heinze (PP), Miguel Rossetto (PT) e Eduardo Leite (PSDB). Outros oponentes já foram oficializados como candidatos, após a realização das convenções, como Jairo Jorge (PDT) e Mateus Bandeira (Novo).
Sartori participou da convenção do PSD, assim como esteve presente na convenção do PSB, no último dia 21, que lançou Beto Albuquerque como candidato ao Senado e confirmou o apoio do PSB ao MDB. Na tarde desta segunda-feira, o MDB comunicou que José Fogaça, ex-prefeito de Porto Alegre, também disputará uma das duas vagas de senador.
A pesquisa eleitoral mais recente realizada no estado mostra Sartori como o preferido dos eleitores gaúchos no primeiro turno. A convenção do PSD confirmou vinte candidatos a deputado estadual e dezessete candidatos a deputado federal pelo partido, entre eles o ex-prefeito de Caxias do Sul Antônio Roque Feldmann. O ex-goleiro do Grêmio e atualmente deputado federal Danrlei de Deus Hinterholz tentará a reeleição paro o cargo pelo PSD.